Em todo o ano pas­sado, 102.088 veí­culos foram apre­en­didos por ir­re­gu­la­ri­dades na do­cu­men­tação, falta de equi­pa­mentos obri­ga­tó­rios ou in­fra­ções de trân­sito nas ro­do­vias pau­listas. O nú­mero equi­vale a 280 veí­culos apre­en­didos por dia. Em 2010, foram 64.596 apre­en­sões – média diária de 176.

O nú­mero de veí­culos apre­en­didos cresceu mais de 50%, mas o es­paço para o re­co­lhi­mento não au­mentou. O Es­tado dispõe de apenas 36 pá­tios cre­den­ci­ados pelo De­par­ta­mento de Es­tradas de Ro­dagem (DER) para atender a uma malha de 22 mil quilô­me­tros de ro­do­vias.

Usuá­rios re­clamam do preço co­brado pelas em­presas que operam os pá­tios para a re­moção e a guarda dos veí­culos. Como são dis­tantes entre si, os veí­culos guin­chados acabam se­guindo per­cursos longos e a co­brança é por quilô­metro ro­dado, até um li­mite de 50 km, ou R$ 212.

O tec­nó­logo André Luis Zan­chetta es­queceu os do­cu­mentos e teve o au­to­móvel apre­en­dido na Ro­dovia Bun­jiro Nakao, em Ibiúna. Se­gundo ele, o carro foi guin­chado até o pátio de Ara­ça­ri­guama, na Ro­dovia Cas­telo Branco. Tive de pagar R$ 126,12 de taxa do guincho e R$ 195,04 de qui­lo­me­tragem.

A pro­fes­sora Eli­zete Rolim, de Boi­tuva, teve o carro apre­en­dido por atraso no IPVA e re­clama que, du­rante os quatro dias, o veí­culo ficou ao ar livre, pois o pátio es­tava su­per­lo­tado.

Ra­dares

O nú­mero de apre­en­sões au­mentou de­pois que a Po­lícia Ro­do­viária Es­ta­dual passou a usar os cha­mados ra­dares in­te­li­gentes na fis­ca­li­zação. O equi­pa­mento faz a lei­tura da placa e, aco­plado a um com­pu­tador, ve­ri­fica na hora se o veí­culo tem re­gistro de furto, pen­dência de IPVA ou li­cen­ci­a­mento atra­sado. A média de apre­en­sões subiu de 4.490 para 9,4 mil, mais que o dobro. Se­gundo a po­lícia, o maior nú­mero de apre­en­sões se dá por falta de li­cen­ci­a­mento.

O De­par­ta­mento de Es­tradas de Ro­dagem (DER) in­formou que os 36 pá­tios têm ca­pa­ci­dade para 41.260 veí­culos e, em 31 de março, ti­nham 7.194 vagas dis­po­ní­veis. Se­gundo o órgão, a es­tadia má­xima nos pá­tios é de 90 dias. Após esse pe­ríodo, os veí­culos sem res­trição ju­di­cial são lei­lo­ados. Neste ano, no en­tanto, não houve leilão. Se­gundo o DER, os veí­culos apre­en­didos são le­vados para o pátio mais pró­ximo. Even­tual au­mento no nú­mero de pá­tios de­verá ocorrer só após o fim do con­trato com as ope­ra­doras, em 2013.