O Conselho Superior da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) vota nesta terça-feira, 14, o reajuste de três dos seis pólos rodoviários que no ano passado voltaram a ser controlados pelo Estado. Na reunião – aberta ao público – prevista para as 14h30 serão definidos os índices de reajuste dos pedágios das regiões de Santa Cruz do Sul, Carazinho e Vacaria.

Durante audiência pública realizada na semana passada, os conselheiros sugeriram que a tarifa para veículos leves sofra um reajuste de 11,67% – passando dos atuais R$ 6,00 para R$ 6,70 – e as tarifas de veículos comerciais aumentem 12%. Historicamente o Conselho Superior acompanha a indicação. Para que os novos valores passem a valer é preciso que se cumpra um prazo de dez dias corridos. Com isso, a expectativa é que as tarifas sejam reajustadas no máximo até a virada do mês.

Na reunião da semana passada a Agergs destacou que o regramento para o cálculo da tarifa é expresso no contrato do Estado com as concessionárias e leva em conta uma cesta de índices que busca o equilíbrio entre os diferentes indicadores utilizados.