forte chuva que atingiu a cidade de São Paulo no final da noite de ontem e madrugada de hoje voltou a deixar a situação complicada para o motorista que trafega pelas ruas da capital paulista, enfrentando pontos de alagamento em toda cidade, na manhã desta terça-feira.

Segundo informações do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), por volta das 8h30, os piores alagamentos se concentravam na Marginal Tietê que apresentava diversos trechos intransitáveis em ambos os sentidos devido ao acúmulo de água, principalmente na altura da Ponte do Limão, Ponte da Freguesia do Ó, Ponte Presidente Jânio Quadros, Ponte Tatuapé, Ponte Vila Guilherme e na Ponte das Bandeiras.

De acordo com o CGE, São Paulo apresentava, até aquele momento, 34 pontos ativos de alagamento, dos quais 25 se encontram intransitáveis. Por conta dos alagamentos, a cidade de São Paulo apresentava 89 quilômetros de vias congestionadas, índice considerado acima da média para o dia e horário, com o pior trecho na Marginal Pinheiros, no sentido rodovia Castello Branco, com 5,5 quilômetros de lentidão na região entre o viaduto Eusébio Matoso e a Castello Branco, segundo informações da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

A Marginal Tietê apresentava 5 km de filas no sentido Ayrton Senna, tanto na pista local, quanto na expressa, do viaduto Julio de Mesquita Neto, até a ponte das Bandeiras. A via também apresentava problemas no sentido Castello Branco, com 4,2 quilômetros de lentidão na pista expressa, entre o viaduto Aricanduva e a ponte da Vila Maria.

Ainda por conta da forte chuva, o CGE manteve em estado de Alerta a Marginal Tietê, por causa do transbordamento do rio Tietê no posto da Dutra, às 00h10; na região da ponte do Piqueri, por volta das 00h40, na Barragem Móvel às 00h30 e na ponte do Limão, à meia-noite. O Centro ainda mantém em estado de Atenção toda a zona norte da capital.

Rodízio

A Secretaria Municipal de Transportes informou que, devido às fortes chuvas, o rodízio municipal de veículos estará suspenso durante todo o dia. As restrições à circulação de caminhões serão suspensas até o meio-dia de hoje na Marginal Tietê, Marginal Pinheiros e avenidas dos Bandeirantes, Afonso D Escragnole Taunay e Roberto Marinho, para que esses veículos pesados possam continuar suas viagens após o escoamento das águas. A CET também recomenda que a população evite o uso de transporte individual e utilize preferencialmente o transporte coletivo sobre trilhos.


Transportes

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) informou que, por volta das 9 horas, a circulação de trens entre as estações Caieiras e Franco da Rocha, na Linha 7- Rubi ( Luz-Francisco Morato) foi normalizada. Devido às fortes chuvas, as operações foram interrompidas no trecho entre as estações Caieiras e Franco da Rocha, na Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato-Jundiaí).

A Companhia chegou a acionar o Plano de Auxílio entre as Empresas em Situação de Emergência (Paese), para realizar o transporte gratuito dos passageiros, porém, o alagamento que atinge toda a região dificultou também a circulação dos ônibus.

No metrô, os trens da Linha 3-Vermelha operaram com velocidade reduzida e maior tempo de parada nas estações entre 7h23 e 8h40 de hoje. Uma falha em um equipamento de via foi detectada entre as estações Corinthians-Itaquera e Patriarca. Nesse trecho, as composições circularam em via única. Em nota, o Metrô informou que a circulação não chegou a ser interrompida. Os usuários foram avisados sobre o problema por meio de avisos sonoros.