O governador Geraldo Alckmin (PSDB) prometeu ação rápida para verificar um pedido do BOM DIA sobre o trecho Bauru/Botucatu da rodovia Marechal Rondon. E parece que vai cumprir.

Em menos de 100 quilômetros, a via tem três pedágios, com R$ 20 gastos entre ida e volta para a cidade da região. Porém, apesar da concessão para a Rodovias do Tietê, o trecho apresenta muitas ondulações e buracos.

Após a divulgação de matéria da Rede Bom Dia sobre o assunto, a Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Transporte) entrou em contato com a reportagem para informar que o trecho leste da rodovia, entre as duas cidades, vai receber asfalto novo – recape total – em abril. O chamado trecho leste compreende o trecho entre Bauru e Tietê.

De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, o trecho oeste, que compreende o trecho entre Bauru e Castilho, na divisa com o Mato Grosso do Sul, já teve a aplicação de novo asfalto iniciada.

Sobre a ocorrência de buracos no trecho citado pela reportagem, a Artesp garante que a concessionária tem obrigação de fechá-los em até 24 horas. “As atividades de recuperação da pista têm sido constantes desde o início da concessão”, garante a assessoria.

Ainda de acordo com a Artesp, desde que a rodovia Marechal Rondon passou a receber novos pedágios, já recebeu R$ 373 milhões de investimentos em obras e na operação e manutenção.

“Essas melhorias iniciais incluíram operação tapa buracos em toda a via; revestimento asfáltico; correção de depressões e selagem de trincas”, explica o órgão.

Grande parte / A Artesp lembrou ainda que os corredores leste e oeste da Rondon receberão R$ 7,3 bilhões em obras diversas bancadas pela concessionária.

Porém, vale lembrar que grande parte desses investimentos está prevista apenas para a partir do terceiro ano de contrato.

Ou seja: já há o pagamento de pedágio, mas as contrapartidas só vêm com o passar do tempo.

No caso de Bauru, a previsão é que as marginais da Rondon, no trecho urbano da rodovia, sejam construídas apenas a partir de 2017, a partir do oitavo ano de contrato assinado entre o Governo do Estado e as concessionárias.

Faixas adicionais no mesmo trecho bauruense da via somente serão construídas no 18º ano do contrato, além de passarelas a partir do 11º ano de contrato.

Revisão atinge 18 contratos

O governador Geraldo Alckmin ainda confirma que o Estado já está revisando 18 contratos com concessionárias. Existe a possibilidade de redução das tarifas ou do aumento de investimentos. “São seis contratos recentes e 12 antigos. Se o estudo for favorável ao governo, podemos reduzir tarifa ou aumentar investimento” .