A Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) convocou a Concer, concessionária que administra a estrada Rio-Petrópolis-Juiz de Fora para uma audiência pública no dia 24. A empresa vai ser ouvida, a pedido do deputado estadual Bernardo Rossi (PMDB), em conjunto por três comissões permanentes da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj): Transportes, Meio Ambiente e Obras, mobilizando 15 deputados membros efetivos desses grupos. A Frente Parlamentar, que também foi pedida por Bernardo Rossi para rever o contrato com a concessionária foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça da Alerj e seguirá a plenário para aprovação.

A Concer terá de explicar nesta audiência o projeto de subida da Serra anunciado a R$ 830 milhões, uma média de R$ 41,5 milhões por quilômetro e a previsão de que este valor pode ser repassado à tarifa de pedágio”, afirma Bernardo Rossi. A outra alternativa para bancar o valor da obra e que chegou a ser apresentada pela Concer em uma reunião com industriais em Petrópolis, seria de aumentar o prazo de concessão da empresa. “A duplicação já estava prevista no contrato da Concer e deveria ter sido executada entre 2001 e 2006. Enxergamos esta proposta como forma de perpertuar a empresa na operação da estrada”, completa o deputado estadual.

Deputados da Assembléia Legislativa de Minas estão sendo moblizados a participar da audiência. Deputado estadual pelo PMDB de Minas Gerais, Bruno Siqueira é um dos parlamentares que está apoiando a Frente Parlamentar.

A BR-040 é o principal corredor de trafego entre nossos Estados. A obra de duplicação da pista de subida estava prevista no contrato com a empresa desde 1996 e vem sendo sucessivamente adiada. O projeto atual, ao custo do que está apresentado e com as ocorrências que acarretará, vai interferir diretamente na economia de Minas”, afirma

Na audiência pública, os parlamentares vão cobrar medidas imediatas que aumentem a segurança na rodovia, principalmente nas pistas de subida e descida da serra que registram acidentes diariamente. “Em menos de duas semanas foram dois graves acidentes, no mesmo quilômetro, na pista de subida. Num deles, o caminhão que transportava inflamáveis explodiu. A Concer, até que seja feita a duplicação da pista, vai ter de apresentar soluções que garantam segurança e evitem situações como essa”, pontua Bernardo Rossi.
A aprovação do projeto de resolução criando a Frente Parlamentar vai ser levado a plenário em caráter de urgência. “Mas, pela gravidade do assunto, convocamos de imediato a audiência pública. As apurações dessa audiência serão incorporadas ao trabalho da Frente Parlamentar”, explica Bernardo Rossi.Já fazem parte da Frente Parlamentar para a revisão do contrato da Concer os deputados Claise Maria Zito (PSDB), Dica (PMDB), Geraldo Moreira (PTN), Marcus Vinícus (PSDB) e Samuquinha (PR).