No 1º balanço da fiscalização do transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros, durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) fiscalizou 2.560 ônibus, lavrou 846 autos de infração, realizou 128 transbordos (apreensão/retenção) e 195 veículos foram impedidos de adentrar ao Brasil por conta de irregularidades . A operação dirigida ao evento teve início em 15 de julho e vai até o dia 30 deste mês. Os dados acima foram registrados até as 12h, do dia 22/07/2013.

A Superintendência de Fiscalização ( SUFIS) da ANTT disponibilizou, para este período da JMJ, um Centro de Controle de Fiscalização (CCOF), 24 horas por dia. Por meio do telefone 21-3504-4777, ou via comunicação via internet (áudio e vídeo), em tempo real com todos os pontos de fiscalização na sede da Unidade Regional do Rio de Janeiro – URRJ, a equipe está atendendo as seguintes demandas:
•Apoio necessário às operações, orientando com relação aos
procedimentos, uso de equipamentos de apoio e esclarecimento de dúvidas quanto a correta interpretação legal;
•Registro de todas as ações, decisões e consolidação em relatório diário;
•Esclarecimento sobre eventuais dúvidas de interpretações e situações não previstas na regulamentação ou nas instruções de serviço.

O CCOF conta com servidores da ANTT e da Polícia Rodoviária Federal visando dar suporte aos servidores que estão em campo.

Operam nesta ação nove pontos de fiscalização nacional e 12 pontos de fiscalização em fronteiras. Nesses pontos estão sendo aplicadas as medidas administrativas previstas nos acordos do ATIT – Acordo sobre Transporte Internacional, impedimento o ingresso no território nacional em caso de irregularidades, com orientação para saneamento.
Até o momento, os deslocamentos dos peregrinos até o Rio de Janeiro e Aparecida (SP) estão transcorrendo normalmente, sem incidentes ou acidentes graves.