A rodovia Transamazônica, com 4.162 quilômetros implantados, é um dos projetos-símbolo da ditadura militar, que vigorou de 1964 a 1985. Em 2012, completam-se 40 anos de inaugurado o 1º trecho.

O projeto custou mais de US$ 1 bilhão, dinheiro que bancou a transferência de milhares de brasileiros para uma região remota. Tudo para evitar uma suposta ameaça de invasão estrangeira.

Quatro décadas depois, mais de 2.200 quilômetros de estrada no interior do bioma amazônico ainda são de terra, conforme relata o enviado especial Agnaldo Brito. No inverno chuvoso, muitas das 330 mil pessoas que vivem entre Itaituba e Altamira ficam isoladas.

O Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) diz ter quatro contratos para cobrir 444 quilômetros de asfalto. Do resto, nada há. Para o Incra, sem o asfalto a tecnologia não chega e a produção custa a sair -exceto madeira ilegal, único produto com preço para bancar o transporte ruim.