Com previsão de início de obras no segundo semestre de 2012, a duplicação da MT 358 trecho Vila Goiás/Unemat, ainda é um desejo de muitos que trafegam diariamente por essa via. A luta para a duplicação vem desde meados do ano de 2005, onde A universidade do Estado de Mato Grosso – Campus Universitário de Tangará da Serra e a Associação e Sindicato dos Caminhoneiros de Tangará da Serra, em conjunto com as demais empresas situadas as margens da Rodovia MT 358, se mobilizam em prol da duplicação da Rodovia, dada a importância e a necessidade de maior segurança do referido trecho, em função do grande fluxo de veículos, motocicletas, caminhões e da população acadêmica, sendo alunos, professores e funcionários da Unemat que trafegam diariamente neste trajeto.

Devido o intenso tráfego e as precárias condições de segurança da rodovia como ausência de acostamento e sinalização horizontal e vertical, já ocorreram inúmeros acidentes, principalmente nesse trecho entre Centro /Unemat, inclusive com acidentes de vítimas fatais, como o que ocorreu no mês de setembro do ano de 2009 com uma acadêmica, Patrícia de Lara Buckmaier, 22 anos que perdeu a vida quando fazia o trajeto entre o centro da cidade e campus da Unemat. O acidente aconteceu próximo ao quartel do comando Regional VII da Polícia Militar onde não há acostamento para veículos.

Após a morte da universitária, a busca pela duplicação foi intensificada, a Comunidade Acadêmica juntamente com os parceiros já citados intensificaram as ações no sentido de mobilizar a comunidade externa e as autoridades, dos quais ressaltamos o empenho e a participação dos poderes Executivo e Legislativo desta cidade. Com essa intensificação da mobilização o projeto de duplicação resultou no Movimento “Luto Pela Vida – Duplicação da Rodovia MT358 – trecho Unemat-Vila Goiás”.

Durante todos esses anos, várias reuniões com autoridades municipais e estaduais e mobilizações foram realizadas, além de um abaixo-assinado protocolado juntamente com a planilha de custos da duplicação junto ao presidente da Assembléia Legislativa na data de 30 de novembro de 2009, que colheu aproximadamente 4.200 assinaturas da população acadêmica e comunidade tangaraense.

Em maio de 2010, o projeto completo para a duplicação da rodovia foi entregue em reunião com o excelentíssimo governador da época, o qual autorizou a execução em parceria com o prefeito da época de Tangará da Serra. Nesta reunião também estiveram presentes, representantes do município, tanto do executivo, legislativo, sociedade civil organizada, deputado estadual da região, associação de caminhoneiros, representantes de vários partidos políticos de Tangará e representantes da comunidade acadêmica da Unemat.

Nessa época quem tomou a frente do projeto foi Luciane Sávio Presidente do Movimento “Luto pela Vida”, onde buscou várias vezes a realização desse projeto.

O “Movimento Duplicação”, criado em 2011 foi criado para pressionar o governo à duplicar o trecho da rodovia entre o Cristo e Unemat depois da morte de mais uma mulher ligada à universidade em 2011, isso fez com que os alunos revoltados com essa demora, fossem mais uma vez as ruas para pressionar o governo do estado. Após o manifesto realizado dias depois da morte de uma funcionária de uma empresa que prestava serviço para a Unemat, e que morava em Progresso, distrito de Tangará da Serra, Bentina Domingas dos Santos. Os estudantes fecharam a MT 358 em frente a universidade, e conseguiram ser ouvidos pelas autoridades locais, segundo informações da representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Unemat, essa manifestação, assim como as outras que já foram feitas, foi muito importante, para que as autoridades se preocupem mais com esse trecho, durante as manifestações os acadêmicos revoltados questionavam dizendo ´quantas vidas terão que ser perdidas, para que alguma coisa seja feita´, argumentou a representante do DCE Patrícia Casagrande.

Em setembro do ano passado, em visita a Tangará da Serra, o governador do Estado, Silval Barbosa (PMDB), assegurou que a duplicação ocorreria em 2012 e o deputado estadual Wagner Ramos (PR) começou a cobrar a inclusão do projeto, de aproximadamente R$ 9 milhões, no Orçamento de 2012 do Estado, a primeira proposta foi que as obras iniciassem até março, mas nada foi feito. Por conta disso mais uma vez os representantes do movimento foram cobrar das autoridades competentes, e após várias reuniões no primeiro semestre, foi definido que o início das obras iria acontecer ainda esse ano no segundo semestre.

Segundo informações do deputado estadual Wagner Ramos, o projeto da duplicação foi entregue há menos de 10 dias para a Secretaria de Estado de Transportes e Pavimentação Urbana (SETPU) pela Associação dos Caminhoneiros de Tangará da Serra, a associação doou o projeto para o estado, e que nesse momento o projeto está sendo avaliado pelo governo, e disse ainda que nesse projeto além da dupliação e acostamento, estão previstas cinco rotatórias. Ramos informou que assim que o governo terminar de avaliar o projeto, em seguida será feita a licitação em uma prazo de 30 dias, após esse prazo será lançado o edital e a empresa que ganhar a licitação terá um prazo de 60 dias para ordem de serviços, encerrou dizendo que “tudo indica que as obras iniciarão ainda esse ano”.

Anteriormente, a Superintendência de Obras informara que a duplicação da MT-358 não está prevista no cronograma da SETPU. “Não tem nenhuma obra de duplicação prevista para a MT-358 e nem previsão no orçamento de 2012, pois se estivesse no orçamento nós saberíamos”, disse a asssessoria, mas o governo disse aos representantes acadêmicos que a duplicação sairía em uma verba destinada a obras em geral.