A ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) criou dois guias sobre transporte coletivo intermunicipal com dicas ao usuário de como utilizar os ônibus em viagens intermunicipais de forma segura e regular. O “Guia para contratação de Transporte Intermunicipal de Passageiros sob regime de Fretamento” e “Guia para compra de passagens e contratação de Transporte Intermunicipal de Passageiros” podem ser acessados pela internet através do link http://www.artesp.sp.gov.br/sobre-artesp-publicacoes.

Os manuais esclarecem a atuação da Agência no setor e explicam o funcionamento e as características de todas as modalidades do transporte intermunicipal de passageiros no Estado de São Paulo. Os dois guias também estão sendo distribuídos a todas as prefeituras e câmaras municipais do Estado, secretarias de Estado, autarquias, entidades e empresas ligadas a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo (FRESP). O material foi desenvolvido pela Diretoria de Procedimento e Logística da ARTESP.

O “Guia para contratação de Transporte Intermunicipal de Passageiros sob regime de Fretamento” explica como funciona o transporte fretado no Estado. Alerta o usuário sobre os riscos existentes na utilização de ônibus de fretamento clandestinos e traz orientações de como consultar a situação da empresa junto a ARTESP antes de contratar o serviço. “Trata-se de um material muito útil para as administrações municipais, pois orienta as prefeituras e outros órgãos da administração pública sobre as práticas para a compra de passagens e contratação de transporte coletivo intermunicipal de passageiros”, explica a diretora geral da ARTESP, Karla Bertocco Trindade.

No “Guia para compra de passagens e contratação de Transporte Intermunicipal de Passageiros” o usuário encontra detalhadamente as características e o funcionamento do serviço regular rodoviário – aquele que opera entre terminais rodoviários com venda de passagens antecipada e utilização de veículos com poltronas individuais numeradas, bagageiro externo e restrição ao transporte de passageiros em pé. Também há informações sobre o serviço regular suburbano – com cobrança de passagens no interior do veículo, em ônibus urbano convencional com portas independentes para embarque e desembarque e paradas efetuadas ao longo do trajeto -, além de dados sobre as linhas em operação, onde e como comprar passagens de forma legal e segura.