A Associação dos Produtores da Serra do Quilombo, município de Bom Jesus, está cobrando do poder público providências para a rodovia estadual por onde toneladas de grãos são transportadas. O presidente da entidade, Leivandro Fritzen, alerta que a produção pode ficar comprometida em função das péssimas condições da pista.

O trecho de 135 quilômetros está intrafegável por conta do período chuvoso, que já começou no sul do Estado. Segundo Fritzen, um ônibus que demoraria uma hora e meia para levar trabalhadores até a Serra do Quilombo faz hoje o percurso em quatro horas. Só veículos 4×4 conseguem trafegar no local.

“Os produtores estavam ajeitando os pontos mais críticos da estrada. Mas neste ano, todos os pontos estão críticos e não temos mais dinheiro para ajeitar. Está chovendo na região e a situação tende a piorar. Há dias em que a situação é desesperadora”, acrescenta o presidente da associação ao Cidadeverde.com.

Por dia, a rodovia transporta três mil toneladas de grãos, em média. São 70 caminhões que levam arroz, soja, milho e feijão para outros estados. Os 110 produtores empregam 2.500 funcionários diretos.

“Os grãos podem apodrecer, já que não vamos ter estrada para fazer o escoamento”, completa Fritzen, pedindo providências ao Governo do Estado.

O Governo do Estado informou através de sua assessoria que o governador Wilson Martins já autorizou e pediu urgência nas obras de construção da estrada que dá acesso à Serra do Quilombo bem como à via que vai de Uruçuí até Palmeira do Piauí. Segundo ele, as estradas são importantes para o escoamento da produção de grãos. Entretanto, as obras só devem iniciar após o período chuvoso. O Governo destaca ainda que nos últimos meses mais de 1.500 km de estrada foram feitos, inclusive a PI 247, que era conhecida como a Estrada da Lama.