Confirmado o aumento dos pedágios nas rodovias concedidas de São Paulo e no trecho administrado pelo DER, conforme o Estradas.com.br vem divulgando há duas semanas.

Mais uma vez a ARTESP e Secretaria de Transportes do Estado de São Paulo aumentam o valor do pedágio e informam os usuários poucas horas antes de entrar em vigor.

As rodovias concedidas e trecho ainda administrado pelo DER-SP tiveram os aumentos médios próximos de 5% autorizados e publicados hoje. São 85 praças de pedágios com valores alterados.

Não há justificativa técnica para os aumentos serem publicados e divulgados tão em cima da entrada em vigor. Para o cidadão comum, o aumento inesperado causa transtornos, mas para as transportadoras , que operam com vaículos viajando, significa prejuízo e transtornos desnecessários. Inclusive porque são mais de mil alterações de valores nas planilhas. Na prática as empresas não tem sequer 01 dia útil para fazer as alterações.

O Estradas.com.br vem alertando há anos que não existe justificativa para agir assim e as agências reguladoras como ARTESP e ANTT mantém o procedimento, sem nenhuma preocupação com o usuário final, justamente quem paga o pedágio e sustenta a máquina pública.