A novela em torno da duplicação da BR-381, no trecho de 110 quilômetros entre Belo Horizonte e João Monlevade, parece ter data para chegar ao fim. De acordo com o senador Clésio Andrade (PR-MG), a obra tem previsão para ser iniciada até setembro.

O cronograma para as melhorias na rodovia, conhecida também como Rodovia da Morte, foi definido, conforme o senador, na semana passada, em encontro que reuniu a direção do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, e a base aliada da presidente Dilma Rousseff (PT).

Ainda segundo Andrade, outras duas esperadas intervenções – a duplicação e/ou construção de terceira faixa na BR-040, nos 120 quilômetros entre o trevo de Ouro Preto e Ressaquinha (R$ 500 milhões), e o projeto de revitalização dos 26,5 quilômetros do Anel Rodoviário (R$ 1,2 milhão) – também estão previstas para começar em setembro. “Esta é a primeira vez que se define claramente um cronograma para essas obras tão esperadas em nosso estado”, afirmou o senador, acrescentando que o projetos executivos estão em fase final de elaboração.

Em matéria publicada no site do Ministério dos Transportes, o ministro Alfredo Nascimento garantiu que “nada é mais importante em Minas Gerais do que a BR-381”. Ele explicou que a duplicação da rodovia foi dividida em dez lotes. “Trabalhamos os lotes sete e oito, que emendam no Anel Rodoviário de Belo Horizonte. Conforme os outros lotes forem liberados, nós faremos”, afirmou o ministro no texto. Ainda de acordo com o site, o lançamento dos editais dos lotes mencionados está previsto para abril e as obras, cujos custos estão estimados em R$ 2 bilhões, devem começar no próximo semestre. Na internet, Nascimento garantiu “que não faltarão verbas federais para a duplicação da BR-381. Esta rodovia foi incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e mantida na segunda fase do programa, o PAC 2”.

A duplicação da BR-381 entre a capital e João Monlevade já foi motivo de muitos protestos por parte de usuários, parentes de vítimas de acidentes e moradores das margens da estrada. Somente em 2010, 111 pessoas morreram na temida rodovia em 2.049 tragédias. O número de mortos do ano passado é 37% maior do que o registrado em 2009, quando 81 pessoas perderam a vida no trecho de 110 quilômetros. A sequência de acidentes teve início em 1963, quando um caminhão atropelou e matou Teófilo Severino, próximo ao trevo de Ravena, distrito de Sabará.

Audiência

A contratação das obras de duplicação, restauração do asfalto e melhoramentos na BR-040, no trecho entre o trevo de Ouro Preto e Ressaquinha, vai ser tema de audiência pública a ser realizada pelo Dnit sexta-feira, às 14h, em Conselheiro Lafaiete, na Região Central do estado. Conforme o órgão, o projeto executivo da obra no segmento entre os kms 563,2 e 685,8 prevê melhorias para adequação da capacidade de fluxo e aumento da segurança em locais com alto risco de acidentes, além daqueles próximos a áreas urbanas que apresentam riscos.

Anel

Se realmente sair do papel até setembro, como foi informado pelo senador Clésio Andrade, o projeto de revitalização do Anel Rodoviário promete reduzir uma série de mortes. A mais recente das tragédias – que ontem completou um mês – tirou a vida de cinco pessoas, entre elas uma criança de 2 anos, e feriu 12. O acidente foi causado por uma carreta bitrem desgovernada, que ‘atropelou’ 15 veículos. O motorista do caminhão, Leonardo Farias Hilário, de 24 anos, foi preso no dia seguinte ao acidente. Depois de ter dois pedidos de relaxamento de prisão negados, ele continua detido no Centro de Remanejamento de Presos (Ceresp), na Lagoinha, na Região Nordeste da capital.