O governador Ricardo Coutinho autorizou, na tarde de ontem,segunda-feira (3), a abertura da licitação da maior obra rodoviária do estado, o anel viário do Cariri, um investimento de quase R$ 100 milhões. Serão 204 km de rodovias novas que beneficiarão mais de 120 mil habitantes dos municípios de Monteiro, Zabelê, São Sebastião do Umbuzeiro, São João doTigre, Camalaú, Congo, Caraúbas, São Domingos, Cabaceiras, Boqueirão e Queimadas.

Em solenidade no centro do município de Monteiro, o governador Ricardo Coutinho afirmou que esse é o maior investimento que a região do Cariri recebeu e que irá proporcionar o desenvolvimento de cinco cidades que hoje não têm ligação de asfalto, com a pavimentação de 151 km e a restauração de outros 53 km. Ele adiantou que os recursos já estão assegurados pelo BNDES.

Ricardo Coutinho ressaltou que num estado onde a ligação dos municípios é feita basicamente via terrestre a acessibilidade é o primeiro passo para o desenvolvimento do seu comércio, indústria e turismo.

O secretário de Infraestrutura, Efraim Morais, destacou os investimentos de quase R$ 1 bilhão do Governo do Estado em estradas e, particularmente, no Cariri, que também recebe recursos do Proinveste. Somente neste último programa serão contempladas a PB-160 entre Boa Vista e Cabaceiras, a PB-200 entre Serra Branca e Coxixola, a PB-202 ligando Parari a Santo André, a PB-202 de São João do Cariri e Parari e a PB-248 no entroncamento da PB-250 com Amparo.

O superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Carlos Pereira, lembrou que o Estado já inaugurou seis trechos de estradas que não tinham acesso asfáltico e o governo trabalha em mais 12 obras que vão interligar com asfalto municípios ainda hoje isolados. A solenidade de abertura de licitação do anel do Cariri foi realizada em praça pública com a presença dos moradores da região e dos prefeitos de Ouro Velho, Inácio Júnior, Ricardo Ayres de Cabaceiras, de Prata, Marcel Nunes, de outros municípios, além dos deputados João Henrique e Assis Quintans.

O deputado João Henrique disse que essa obra é importante para o crescimento, não apenas de Monteiro, mas dos demais municípios. “Monteiro, como maior cidade da região não pode crescer sozinha, o anel viário será um símbolo do desenvolvimento sustentável da região como um todo”. O prefeito de Ouro Velho, Inácio Júnior, destacou que a obra será importante para o deslocamento da população, além de beneficiar as áreas de agricultura e do turismo.

Municípios – Os trechos a serem asfaltados são Zabelê/São Sebastião do Umbuzeiro, num trecho de 13 km; São Sebastião do Umbuzeiro/São João do Tigre (20,4 km), São João do Tigre/Camalaú (23,7 km), São João do Tigre/Camalaú, Congo/Caraúbas ( 20,8 km), Caraúbas/São Domingos do Cariri (14 km), São Domingos do Cariri/Cabaceiras (14 km), São Domingos do Cariri/Cabaceiras (27 km) e Congo/ Divisa PB.PE (16 km).

Além desses municípios hoje sem acesso asfáltico, também será feita a restauração do trecho de 53 km ligando Cabaceiras/Boqueirão/Queimadas, uma estrada que vai estimular o desenvolvimento turístico nos municípios.