O motorista Ademir Silva, 53 anos, é condutor de ônibus no perímetro Salinópolis/Atalaia, no nordeste do estado. Ele comenta que sempre testemunhou os congestionamentos “quilométricos” que se formam nos períodos de férias na rodovia PA-444 (Estrada do Atalaia), que liga o município a sua mais frequentada praia. Agora, Ademir comemora o trabalho de duplicação da rodovia, que alcançou 80% das obras de drenagem.

O prazo máximo para a conclusão das obras de restauração e duplicação da PA-444, que ligam a PA-124 e a sede do município a Praia do Atalaia, é o mês de janeiro de 2019. O custo do investimento é de R$ 17.897.41,08. “Sem dúvida vai melhorar em 70% o trânsito, já que andar por aqui, nos feriados, é uma briga constante”, comenta.

Além da duplicação da rodovia, o projeto prevê a criação de um canteiro central, ciclovia iluminada nos dois sentidos da pista e diversas travessias para pedestres com semáforos temporizados, trazendo beleza, conforto e segurança à população em geral.

Para que as obras prossigam, mais de 40 homens trabalham diariamente, e em determinadas etapas, também pela noite, para concluir até dezembro deste ano a terraplenagem das duas novas pistas que serão abertas nos oito quilômetros de extensão da rodovia.

O chefe do Segundo Núcleo da Secretaria de Estado de Transportes (Setran), Álvaro Neto, explica que 80% da obra denominada de “arte-corrente” já foi realizada, que é a drenagem longitudinal e transversal. A transversal tem por objetivo drenar águas que se infiltram no pavimento e percorrem longitudinalmente através da superfície de contato pavimento e terraplanagem.

O comerciante Antonio Genevaldo, 45 anos, é proprietário de um comércio na PA-444, próximo a ponte que atravessa o rio Sampaio. Ele conta que as obras devem trazer alívio durante os períodos de maior tráfego no local e trazer mais tranquilidade aos moradores.

“Estou acompanhando os trabalhos e vejo que a duplicação está andando. Quando passar as chuvas os trabalhos deverão andar mais rapidamente”, observa.

Simultaneamente, também será construída uma ponte de concreto sobre o rio Sampaio, que terá largura superior à atual, acompanhando as vias em obras.

Fonte: Folha do Bico