Os governos federal e estadual fecharam uma parceria para revitalizar a BR-101 e a PE-60. O montante soma R$ 350 milhões, sendo R$ R$ 200 milhões desembolsados do cofre do Planalto e o restante de Pernambuco. As duas rodovias são fundamentais para a mobilidade do Estado – já que ligam o Recife a importantes regiões do Estado, como ao Complexo Industrial Portuário de Suape, no Litoral Sul -, mas o desgaste delas salta aos olhos de quem transita por lá.

O anúncio dos investimentos foi feito nesta quarta-feira (20), após sobrevoo do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, e do governador Eduardo Campos pelas rodovias. A visita foi acertada na terça (19) entre Eduardo Campos e a presidente Dilma Rousseff. Ela teria se solidarizado com as vítimas das chuvas no Estado e se colocado à disposição para colaborar no que for preciso.

O temporal que castiga o Estado destruiu parte da BR-101 Norte. O rio que corta a Ponte de Goiana transbordou e atingiu a pista. Isopor e concreto se acumulavam na base da estrutura, que estava bastante danificada.

Já a PE-60 está bastante desgastada desde as chuvas do ano passado, quando parte do trânsito da BR-101 foi desviado para a rodovia estadual. Por isso, na época, ficou acertado que a manutenção da via seria responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Mesmo assim, o ministro dos Transportes declarou que “tudo isso que afetou a infraestrutura rodoviária do Estado não significa um grande colapso no trânsito”.

Foram orçados R$ 30 milhões para obras emergenciais na BR-101. Destes, R$ 12 milhões já foram garantidos pelo governo federal e o ministro dos Transportes comprometeu-se a negociar com a presidente Dilma Rousseff o restante, R$ 18 milhões. De acordo com secretário estadual de Transporte, Isaltino Nascimento, a reconstrução será em 30 quilômetros de trecho urbano da via, a partir da fábrica da Vitarella.

Para a recuperação imediata de 10 quilômetros da PE-60 – entre a Coperbo e a entrada de Suape – vão ser destinados R$ 15 milhões.

“As duas obras devem começar em setembro e vão durar seis meses”, garantiu o secretário. Ele afirmou ainda que essas obras entrarão no orçamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa 2014, que entre outros aspectos, investe na mobilidade urbana das cidades que cediarão o evento.

O restante do dinheiro será destinado a requalificação do contorno urbano da BR-101. Foram anunciados criações de dois viadutos e um corredor central exclusivo para transporte público, mas o prazo para início da construção ainda é lenda.