O trecho da BR-101 Sul entre o município de Osório e Morro Alto está recebendo uma nova sinalização baseada no paisagismo, informou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Segundo o órgão, é a primeira grande obra rodoviária do país a desenvolver esse tipo de sinalização, que usa as plantas como forma de prevenir acidentes.

O trecho gaúcho da BR-101 servirá de teste para um programa de paisagismo que utiliza a própria vegetação para alertar os motoristas sobre desafios nas estradas.

De acordo com a Superintendência do Rio Grande do Sul, arbustos e árvores nativas servirão como agente preventivo de acidentes. Na BR-101 Sul, está previsto o plantio de 9 mil mudas de árvores e arbustos (nativas e exóticas) apenas no canteiro central.

O plantio será feito por meio dos Programas de Paisagismo e de Proteção à Fauna e Flora, como medida compensatória à obra de duplicação da BR-101, que já foi concluída em grande parte dos 88,49 quilômetros, informou o departamento.

Para cada ponto de risco, foram selecionadas espécies específicas, chamativas e fáceis de diferenciar. A intenção, depois que a vegetação crescer, é que os motoristas associem as plantas a determinadas situações e redobrem os cuidados.

O valor de investimento estimado é de R$ 2,337 milhões para o trecho Rio Grande do Sul. O projeto começou a ser desenvolvido em 2002, como parte do Plano Básico Ambiental da rodovia, e hoje é monitorado pelos técnicos da Empresa de Supervisão e Gerenciamento Ambiental (ESGA), contratada pelo Dnit.