Menos de dois meses após o fim da cobrança de pedágio, o trecho da BR-290 entre Eldorado do Sul e Cachoeira do Sul está em más condições. São quase 200 quilômetros cheios de buracos em uma das principais rodovias federais do Rio Grande do Sul, como mostra o RBS Notícias (veja o vídeo). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a situação se agravou depois do término do contrato com a empresa que fazia a manutenção da estrada.

Motoristas de veículos de passeio e caminhoneiros enfrentam dificuldades para dirigir na rodovia. Em Pantano Grande, no Vale do Rio Pardo, um desvio foi improvisado. “É muita ‘buraqueira’, muito desnível na pista e muita dificuldade para dirigir. Muitas vezes temos de sair pelo acostamento”, reclama o mecânico Paulo de Araújo.

Em alguns casos, os condutores têm de andar na contramão ou trafegar em baixa velocidade para reduzir o impacto. “Não dá para andar. Eu fazia cinco horas de Bagé a Canoas. Agora faço em sete horas. É um horror”, relata o caminhoneiro Sebastião Pereira.

Já em Arroio dos Ratos, na Região Carbonífera, a pista afundou e um recapeamento foi feito para amenizar o problema. No entanto, o asfalto está cedendo novamente, aumentando os riscos de acidentes no trecho.

A PRF salienta que os problemas se agravaram com o fim do pedágio. “A qualidade da pista nas últimas semanas está de ruim para péssima. É um trecho de pista única e nós temos muitas ocorrências de acidentes, principalmente nos cruzamentos. Acidentes de colisão frontal por ser pista única e por muitas vezes os condutores não respeitam a sinalização de ultrapassagem proibida”, explica o inspetor Felipe Barth.

Um dos buracos na BR-290 custou a roda da moto do jardineiro Joel Rodrigues. “Estava escurecendo e não vi o buraco. Por sorte deu um solavanco e eu saí do asfalto. Fui olhar a roda e estava com o pneu torto e furado”, diz Joel, que teve um prejuízo de R$ 140.
Para os caminhoneiros, a despesa é 10 vezes maior. Algumas viagens chegam a ser interrompidas no meio do caminho. “Isso já provocou vários acidentes, quebrou eixo de carretas. É complicado. A BR está horrível”, critica o motorista José Sebastião Gonçalves.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), responsável pela BR-290, informou que espera assinar, até o fim de fevereiro, um contrato de dois anos com uma empresa para manutenção do trecho da BR 290, no valor de quase R$ 40 milhões. A licitação foi aberta em novembro do ano passado.

Fonte: RBS Tv