A rodovia está em fase final de implantação e pavimentação.

Após o período de recesso de fim de ano, as atividades da implantação e pavimentação da BR-316/AL retornaram de forma gradativa desde a segunda semana de janeiro. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) começou, na segunda-feira (16), a aplicação do asfalto na ponte sobre o rio Carié, no segmento 2 – que tem 12 km entre a cidade de Canapi e a intersecção com a BR-423/AL.

Cerca de 40 homens trabalham na aplicação do asfalto na ponte sobre o rio Carié. A previsão é de que o tráfego no local seja liberado até a sexta-feira (19). As sete pontes que pertencem aos segmentos 1 e 2 da BR-316/AL contarão com acostamento e passeios para pedestres, o que resultará em uma das mais modernas rodovias e com padrão superior de qualidade quando comparada com outras estradas de tráfego semelhante no estado.

Em fase final da obra, a BR-316/AL já oferece mais rapidez e segurança para quem trafega pela estrada. Da ponte sobre o rio Moxotó, na divisa dos estados de Alagoas e de Pernambuco, até o distrito de Carié, na intersecção com a BR-423/AL, a rodovia conta com 47 km em obras, sendo que o DNIT já asfaltou cerca de 43 km.  Todo o empreendimento tem o investimento do Governo Federal de R$ 60 milhões.

A obra de Implantação e Pavimentação da BR-316/AL tem acompanhamento da Gestão Ambiental da BR-316/AL, executada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). O empreendimento segue os preceitos da Política Ambiental do Ministério dos Transportes e as medidas de compensação exigidas pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Como chegar

De Maceió, o acesso aos trechos em obra pode ser feito pela própria BR-316/AL, percorrendo aproximadamente 284 km até o entroncamento com a BR-423/AL, na localidade de Carié. A rodovia BR-316 é o principal eixo transversal leste – oeste de Alagoas, com uma extensão de 292,8 km.

Fonte: ASCOM