A pouco mais de seis meses para a conclusão das obras na BR-448, a popular Rodovia do Parque, já foram executados 75% dos trabalhos. Um dos serviços mais avançados é a construção do viaduto de acesso à BR-290 (freeway), no trecho localizado nas imediações da Arena do Grêmio, em Porto Alegre.

O viaduto terá 1.425 metros de extensão e contará com seis ramos de acesso à Rodovia do Parque – quatro para a freeway e dois para o bairro Humaitá. A área é referente ao Lote 3 das obras, explica o coordenador do Consórcio Gerenciador das Obras de Implantação e Pavimentação da BR-448, engenheiro Luiz Antônio Didoné. “As obras seguem em bom ritmo nesse setor. Nos últimos dias, a equipe de trabalho vem instalando chapas de concreto nas lajes da estrutura”, destaca o engenheiro. Para a realização dos trabalhos, segue bloqueado o tráfego na faixa da esquerda e no acostamento interno no sentido Capital-Litoral. As obras neste lote estão a cargo do consórcio Queiroz Galvão/OAS/Brasília-Guaíba.

O cronograma para entrega segue inalterado, garante o Consórcio Gerenciador. Nos outros dois lotes de construção da rodovia, os demais serviços próximos de serem finalizados são a terraplanagem (90,85%), drenagem/OAC (67,19%), obras de arte especiais (76,87%) e a pavimentação (18,89%). O lote 1, sob a responsabilidade do consórcio Sultepa/Toniolo Busnello, está com cerca de 75% dos serviços realizados. O trecho mais adiantado é referente ao lote 2, com 77% de serviços concluídos. Este lote tem à frente as empresas Construcap/Ferreira Guedes.

Mais uma opção de logística no Estado, a Rodovia do Parque integra as obras de mobilidade do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e surgiu como alternativa para desafogar o trânsito da Região Metropolitana. Hoje, a saturada BR-116 é a única opção para os cerca de 130 mil veículos que rumam diariamente à Capital.

A construção envolve cerca de 2.700 funcionários – ao todo, são 1.800 trabalhadores diretos e 900 indiretos atuando no canteiro de obras. O investimento total para a conclusão dos 22,3 quilômetros ultrapassa R$ 1 bilhão. A inauguração dos trabalhos está prevista para o início de 2014, quando os usuários da via finalmente poderão utilizá-la a pleno.

A extensão da BR-448 também terá um prolongamento que ligará o município de Sapucaia do Sul até Estância Velha. Conforme o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit/RS), o trecho de 32 quilômetros será em pista dupla, com três faixas cada. O valor da obra está estimado em R$ 530 milhões e, atualmente, um Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTA) é realizado nesse trecho pelo consórcio Enecon-Magna.