Mais um caminhoneiro é flagrado com drogas. Desta vez foi Claudemar Araújo dos Reis, de 32 anos, preso em flagrante na tarde de terça-feira (19) em Naviraí, a 359 quilômetros de Campo Grande. Ele transportava mais de 5 toneladas de maconha no caminhão, que foi carregado com o entorpecente em Japorã.

O caminhoneiro foi convidado a pesar o veículo na balança. Foram encontrados 5.080 quilos de maconha, além de munições de vários calibre e celulares. Com o motorista foram apreendidos R$ 2.306, possivelmente o valor recebido pelo transporte da droga. O caso foi registrado na delegacia como tráfico de drogas e posse ou porte ilegal de arma de fogo.

Nos últimos meses vários caminhoneiros tem sido flagrados com drogas, na sua maioria oriundos de Mato Grosso do Sul. Curiosamente, é o único estado da Região Centro-Oeste que não exige o exame toxicológico dos motoristas profissionais. A medida, em vigor desde março de 2016, tem afastado muitos caminhoneiros que fizeram ou vão fazer o exame do convívio com traficantes. Essa relação entre o caminhoneiro que compra drogas e o traficante estimula a cooptação desses profissionais para que transportem drogas, munições, armamentos e contrabando.

Fonte: Estradas.com.br e Midiamax