A Chevrolet anunciou nesta quinta-feira (27) o recall de 16.706 exemplares dos sedãs Classic e Cobalt, da picape Montana e da minivan Spin no mercado brasileiro. Todos eles são modelo 2014, fabricados entre 19 de novembro de 2013 e 07 de fevereiro de 2014.

De acordo com a montadora, essas unidades serão inspecionadas, pois se suspeita que tenham um defeito no filtro de combustível, o que poderia causar vazamentos próximos ao tanque e, eventualmente, gerar incêndios. Outro risco possível é o desligamento inadvertido do motor, colocando em risco os ocupantes do carro.

Segundo investigações do NHTSA, órgão do Governo americano que cuida da segurança viária e de veículos, a GM já sabia desse tipo de problema desde 2004 e a empresa poderá ser multada em até 35 milhões de dólares . No Brasil a empresa já agiu dessa forma, com o caso do cinto de segurança do Corsa. A empresa protelou o recall apesar de saber dele por mais de 1 ano. Somente depois da segunda morte e temendo ações na justiça e repercussão ainda maior na mídia que a empresa resolveu realizar o recall.

As consequências podem ser ainda mais graves do que anunciado pela GM do Brasil. Há possibilidade que o veículo seja desligado inesperadamente, desativando o ABS e os air bags. Já há confirmação de pelo menos 13 mortes. No Brasil um taxista do Rio de Janeiro pode ser a primeira vítima fatal desse mesmo defeito.

Os proprietários que desejarem mais informações poderão entrar em contato com a fabricante pelo telefone 0800-7024200 ou pelo site oficial da Chevrolet.  Quem tiver conhecimento de inglês pode seguir as investigações pelo site do Governo amernicano: www.nhtsa.gov.br