A Chrysler está convocando quase 210 mil proprietários do Jeep Liberty – conhecido por aqui como Cherokee – por conta de problemas de corrosão, que podem causar até a perda do controle do veículo.

Segundo informações o NHTSA, órgão americano que determinou o recall, 209.724 veículos fabricados entre 2004 e 2005 devem ser convocados. Alguns destes carros podem ser equipados com um tipo de suspensão traseira que permite ajustar a altura do veículo, e é justamente neste componente que está o problema.

De acordo com o órgão que regulamenta a segurança viária no trânsito dos Estados Unidos (NHTSA), a peça pode corroer e, consequentemente, se romper por conta do tráfego excessivo em estradas de sal, muito comuns em alguns estados norte-americanos.

A Chrysler afirmou que não tem registros de acidentes ou ferimentos causados pelo defeito. O recall deve ser iniciado no fim de abril. As investigações teriam sido iniciadas em abril de 2011, após nove relatos de quebra da peça por conta de corrosão excessiva.

A convocação deverá incluir veículos que estão no mercado brasileiro. A fiscalização do NHTSA tem contribuído para a segurança do trânsito no Brasil e o grande número de convocações da Chrysler por aqui, refletem a determinação legal americana de que o recall deve ser praticado onde existir o veículo, mesmo aqueles que foram exportados.