Deslizamentos de encostas atingiram as rodovias ES-460 e ES-165, nos municípios de Afonso Cláudio, na região Serrana, e Laranja da Terra, no Noroeste do estado, na tarde de ontem,quarta-feira (4). Segundo o superintendente regional do Departamento de Estradas de Rodagem do Espírito Santo (DER-ES), Olívio Dall orto, barreiras caíram no trecho que liga Serra Pelada, distrito de Afonso Cláudio, a Laranja da Terra.

“O trecho é asfaltado e começa na ES-460, chegando a Laranja da Terra, onde se junta com a ES-165. Colocamos máquinas da equipe de conserva na região e a passagem foi liberada”, esclareceu.

O superintendente disse que, no fim da tarde desta quarta-feira (4), outras encostas deslizaram na entrada de Serra Pelada. “Colocamos outra equipe no local e a passagem na região é para um veículo. Amanhã cedo completaremos o serviço, retiraremos toda a terra e a situação será normalizada”, falou.

Barreiras caíram no noroeste do ES. (Foto: Divulgação/TV Gazeta)

Já no trecho da ES 165 que chega ao distrito de Sobreiro, em Laranja da Terra, o problema alegado por Dall orto foi a erosão do rio que corta a região. “Esse trecho está interrompido e não é asfaltado. O proprietário de um terreno próximo ao local não permitiu que fizéssemos um desvio. Vamos tentar negociar novamente amanhã. Existem projetos de retificação desse traçado, para fazer com que a estrada se distancie. Por enquanto, nosso trabalho lá é emergencial”, disse.

O DER informou ainda que a população do distrito de Sobreiro não está isolada, porque existem saídas por estradas que chegam a Baixo Guandu e Afonso Cláudio.