Em meio às críticas sobre a má conservação de trechos das rodovias estaduais, o governador Cid Gomes (PSB) anunciou ontem um pacote de obras de recuperação das CEs. Segundo ele, o que levou as estradas a chegarem a esta situação foi “o inverno rigoroso” e as péssimas condições das BRs, que geram desvio de rota para as CEs, sobrecarregando o asfalto e, “consequentemente, demandando do Estado mais investimentos”.

Na ocasião, o governador, apesar de dizer que gosta de ralis, afirmou que não vai participar do “Rali da Fortaleza Dela”, que será realizado no próximo domingo pelos mesmos organizadores do Rali na BR-222, do qual Cid Gomes participou há dois fins de semana. “Não, não vou participar. Você acaba transformando isso em intriga política. Não quero nem no caso nacional transformar o sentimento do povo cearense em intriga política”, justificou. Segundo ele, sua preocupação agora é garantir recursos para melhorar as BRs e “tudo o mais é perfumaria”.

Ele reafirmou todas as críticas tecidas contra o Ministério dos Transportes. “Não quero retroceder um milímetro das palavras que utilizei. O Ministério é inepto, incompetente e desonesto. Acho que nesses dias, deve chegar na Assembleia Legislativa o pedido de licença para que eu possa ir ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para reiterar, ratificar. E vou fazê-lo”, garantiu.

O ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, reagiu às críticas, acionando o STJ, com uma queixa-crime contra o governador.

ProEstradas 2011
Num prazo de 100 dias, o Programa de Estruturação das Estradas (ProEstradas) 2011 vai investir cerca de R$ 84,5 milhões em três ações: manutenção da trafegabilidade; recuperação visual da via, incluindo caiamento, correção de pontos críticos e recuperação funcional do pavimento; e, por fim, correção de falhas na malha viária de trechos que passaram por obras nos últimos meses e ainda estão no prazo de garantia contratual. Neste último caso, os reparos não geram ônus para o Governo.