Equipes de topografia começam, na próxima segunda-feira (17), o projeto para a pavimentação de 47 quilômetros de estrada de chão da PR-364, entre Irati e São Mateus do Sul, Campos Gerais. Os técnicos vão levantar onde serão construídas pontes, terceiras faixas e necessidade de acessos rodoviários. O asfalto entre as duas cidades é aguardado pelos moradores da região há mais de 50 anos e será executado pelo Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

“A pavimentação da rodovia reduzirá em mais da metade a distância entre estas duas cidades, cujo traçado supera os 100 quilômetros. Além disto, abre uma alternativa de ligação entre duas importantes rodovias – BR-153 e BR-476 -, ajudando no desenvolvimento da região”, explica o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.

A previsão, definida em contrato, é que o trabalho seja concluído no início do próximo ano. No entanto, o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), Nelson Leal Junior, vai pedir agilidade da empresa para que conclua os projetos ainda neste ano, permitindo a licitação da obra em 2014.

BENEFÍCIO – O Governo do Paraná está investindo R$ 1,5 milhão na elaboração do projeto de engenharia, que estabelecerá as melhorias a serem feitas ao longo da rodovia, como pontes, viadutos ou terceira faixa. Estas obras vão melhorar o fluxo de veículos, permitindo um melhor escoamento da safra paranaense, além do trânsito de mercadoria do setor industrial, criando mais emprego e renda.

A PR-364 forma um eixo viário importante em São Mateus do Sul, onde possui entroncamento com a BR-476 e a PR-151. Mais ao Norte, em Irati, a rodovia se entronca com a BR-153, permitindo o acesso posterior aos sistemas rodoviários da PR-364 e da BR-277.

DESAFOGAR – A rodovia asfaltada facilitará o deslocamento de quem vem do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, criando um corredor viário de grande importância. A pavimentação da PR-364 facilitará o acesso a vários sistemas viários em direção a Foz do Iguaçu, São Paulo, Curitiba e Porto de Paranaguá. Algumas distâncias serão reduzidas em até 100 quilômetros.

O asfalto entre São Mateus do Sul e Irati também vai desafogar a PR-151, que cruza o Paraná e suporta pesado tráfego de caminhões vindos do Sul em direção a São Paulo e Paranaguá. Pesquisa feita em 2008 mostra que 55% do movimento da PR-151 é de tráfego pesado.

A pavimentação da PR-364 também terá reflexos regionais, incrementando o comércio e a produção agropecuária de vários municípios da região Sul do Estado e Norte de Santa Catarina

OUTROS TRECHOS – O DER iniciou os projetos para pavimentação das estradas que dão acesso a outros três municípios que ainda não têm asfalto. Os municípios são Mato Rico, no centro do Estado, Coronel Domingos Soares, no Oeste, e Doutor Ulysses, no Vale do Ribeira.

O projeto da pavimentação asfáltica do trecho que liga Cerro Azul a Doutor Ulysses (PR 092), na região paranaense do Vale do Ribeira, é para asfaltar 53 quilômetros. O governo está investindo R$ 1,7 milhão no projeto, que deverá ser concluído até o fim deste ano, com previsão de início da pavimentação em 2014.