Ligação das rodovias Orlando Quagliato e Raposo Tavares está sendo ampliada com a construção de dois viadutos e duplicação de um quilometro

A obra de remodelação do trevo de Ourinhos, na ligação das rodovias Orlando Quagliato (SP 327) e Raposo Tavares (SP 270), avançou nesta semana com a colocação das vigas de sustentação do primeiro de dois viadutos que serão construídos no local. A Concessionária Auto Raposo Tavares (CART) vai investir R$ 3,4 milhões na ampliação do entroncamento. A obra começou em outubro e a previsão é de que seja concluída até março de 2011.

O projeto inclui a construção de dois viadutos, a duplicação de um quilômetro no final da rodovia Orlando Quagliato e a remodelação do acesso para a BR 153. Na terça e quarta-feira foram colocadas as cinco vigas do primeiro viaduto, cada uma com 29 metros de comprimento e 70 toneladas. O trabalho exigiu o desvio do tráfego para as alças do trevo, mas houve impacto.

A remodelação do entroncamento em Ourinhos faz parte dos investimentos de ampliação que a concessionária deverá realizar no Corredor Raposo Tavares. As duas rodovias são de pista dupla, mas no local se estreitam para pista simples. O estreitamento e mais a ligação com a BR 153, poucos metros há frente, cria um ponto de estrangulamento do tráfego. Pelo local passam o fluxo de veículos que vão de São Paulo para o norte do Paraná, regiões de Assis, Presidente Prudente e Mato Grosso do Sul e vice-versa.

“Além de mais fluidez ao tráfego, a remodelação do entroncamento vai melhorar a segurança e dar mais comodidade ao usuário”, explica o gerente de engenharia da CART, Márcio Colturato.

A CART está iniciando a construção de um novo dispositivo de retorno na rodovia Orlando Quagliato, no km 29, altura da base da Polícia Rodoviária em Ourinhos. A obra deve ser concluída até março de 2011, com investimento de R$ 4,3 milhões. O novo retorno será por cima da rodovia, com a construção de um viaduto. “Hoje, a distância entre o retorno anterior e posterior existentes na área é de sete quilômetros. Com o novo dispositivo, essa distância cai para 3,5 quilômetros”, destaca Colturato.

O Corredor Raposo, administrado pela CART inclui as rodovias João Baptista Cabral Rennó (SP 225), Orlando Quagliato (SP 327) e Raposo Tavares (SP 270) no eixo de Bauru a Ourinhos e de Ourinhos a Presidente Epitácio, na divisa com Mato Grosso do Sul.