A BR-101, trecho Niterói-Manilha, poderá receber mais fluidez na hora do rush. Isso porque a Autopista Fluminense, concessionária que administra a via, apresentou um estudo técnico à Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), sobre a possibilidade da implantação de uma terceira faixa no trecho entre a Avenida do Contorno, na região de Niterói, e Manilha, na região de Itaboraí.

A aprovação e, consequentemente, início das obras, aguardam resposta da agência, assim como a implantação de 15 pontos de ônibus nos trechos entre Niterói e Tanguá. No entanto, já está certo, a partir do próximo mês, a implantação de iluminação para o trecho entre Niterói e Manilha.

Como a implantação ainda está em fase de estudo, tanto a agência quanto a concessionária não entraram em detalhes. No entanto, a construção da faixa de rolamento não está no contrato de concessão da Autopista Fluminense com a ANTT. O estudo só aconteceu pela constatação do trecho compreendido receber a maior quantidade de veículos em toda a via sob administração da concessionária, que vai até o Espírito Santo.

Entre Itaboraí e Niterói passam, em média, 90 mil veículos por dia, apenas na Avenida do Contorno. Em Itaboraí, perto da Praça do Pedágio, chega a 130 mil, altura de Manilha. O movimento, segundo a concessionária, funciona em ritmo crescente nesses trechos.

O atual ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República e ex-prefeito de Niterói, Wellington Moreira Franco, disse que já conversou com o presidente da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) para “analisar com carinho” a necessidade de se construir uma terceira faixa de rolamento neste trecho, por acreditar em “saturação”.

“Eu já tinha conhecimento da possibilidade deste projeto e é bem-vindo para a cidade. A capacidade deste trecho já se esgotou, saturou. É preciso que haja mobilidade urbana e segurança e essa parte da BR-101 é importante para a cidade. Conversei com o Jorge Bastos (presidente da ANTT) sobre a possibilidade de analisar com carinho e, sobretudo, o quanto antes. Sei que o bom-senso vai prevalecer e que haja essa construção em tempo hábil”, adiantou Moreira Franco.



Iluminação – A Autopista Fluminense informou que já foi aprovado pela ANTT e começará, a partir do mês que vem, a implantação de iluminação para os 27,5 quilômetros no trecho concedido da BR-101/RJ Norte, entre as cidades de Niterói e Itaboraí.

Sobre os pontos de ônibus, o projeto para implantação dos 15 pontos de ônibus está em análise na ANTT. Os locais foram definidos após estudos baseados na demanda de tráfego e na densidade demográfica do entorno, além do fluxo de pedestres, entre outros.

Dois pontos serão implantados na região de Tanguá, quatro na região de Itaboraí, todos na altura de Manilha e outros seis na região de São Gonçalo (Jardim Catarina, Boassu, Gradim, Porto Velho e Neves). Todos na BR-101 RJ/Norte. Os dispositivos deverão dispor de abrigos para os passageiros, faixas de aceleração e desaceleração, além de baias que permitirão o embarque e desembarque seguro.

Para aumentar a segurança, está em andamento a instalação de defensas metálicas (guard-rails) no trecho da Niterói–Manilha (entre Niterói e Itaboraí) da BR-101. RJ/Norte. O dispositivo visa dar mais segurança aos usuários. As defensas metálicas serão implantadas nos dois sentidos da via, de forma a evitar que os veículos cruzem o canteiro central da rodovia, vindo a colidir de frente com os demais veículos da pista contrária, em caso de acidentes. A conclusão da instalação desse dispositivo de segurança está prevista para o mês que vem.