A CART (Concessionária Auto Raposo Tavares), que administra o Corredor Raposo Tavares, vai realizar exercício simulado de acidente no transporte de produto líquido inflamável na próxima terça-feira, 13 de dezembro. O treinamento, com a participação de parceiros, será a partir das 9h, no km 542+500 da Rodovia SP-270 (Raposo Tavares), na pista Leste, no município de Regente Feijó.

O trânsito no local será desviado. A partir das 8h, para montagem do simulado, a CART fará a interdição da pista no sentido Leste e o fluxo de veículos passará pela alça de acesso a Taciba, retornando à SP-270 logo à frente. A normalidade viária estará garantida. A previsão é de que a pista seja liberada às 13h.

O desvio estará sinalizado com placas e com o Painel de Mensagens Variáveis, que será instalado no local. “Pedimos aos motoristas que, no local, redobrem a atenção e diminuam a velocidade, pois há uma curva acentuada na alça de acesso à Taciba”, orienta Cláudio Góes, coordenador de operações da CART no trecho do simulado.

O exercício envolverá um caminhão de transporte de combustível e um automóvel que transitam no sentido Leste. Na simulação, o veículo de passeio colide na traseira do caminhão-tanque. Com o impacto, o carro giro 360 graus, vindo a imobilizar-se na contramão de direção. Já o caminhão, após o impacto, tem seu tanque avariado e inicia-se assim o vazamento da carga transportada para o canteiro central.

O simulado terá quatro vítimas, uma fatal, uma em estado grave e duas em estado leve, todas do veículo de passeio. O exercício simulado de acidente é uma exigência da Agência Reguladora dos Transportes Públicos Delegados do Estado de São Paulo (Artesp) e é importante para a interação das equipes da CART com empresas parceiras e órgãos públicos de salvamento.

Interação das equipes
Neste exercício simulado, o terceiro realizado pela CART em 2011, o Corpo de Bombeiros atuará no combate ao incêndio com o caminhão-pipa e no socorro às vítimas. A São Francisco Resgate, que presta serviço para a CART, fará o atendimento pré-hospitalar e o resgate das vítimas. A Auto Socorro Lucca Jr., também prestadora de serviço à Concessionária, é encarregada de remover da pista os veículos envolvidos no acidente usando guinchos leve e pesado.

A Polícia Militar Rodoviária fará a sinalização do local do acidente e dará apoio ao exercício; a Construtora OAS fornecerá caminhão-pipa com água para simular o transportador de combustível. Já a Oxford Construções S.A fornecerá a retroescavadeira que será usada para fazer a bacia para conter o líquido inflamável que vazar do caminhão e, assim, evitar que o material cause maiores danos ao meio ambiente.
A Polícia Militar Ambiental e a Cetesb darão as orientações necessárias para evitar dano ambiental. A BC2 Construtora, outra parceira da CART, fará a limpeza da pista e dará destinação correta dos resíduos recolhidos. A Prefeitura de Regente Feijó participará fazendo a assistência ao exercício.

O simulado, completa Cláudio Góes, é um esforço conjunto para aferir e aprimorar procedimentos de salvamento. O local foi escolhido para a realização do exercício simulado de acidente porque é um trecho de tráfego intenso de caminhões que transportam carga de produto perigoso, principalmente etanol em função da concentração de usinas ao longo do Corredor.