Somente a BR-497, das cinco rodovias federais que cortam o Triângulo Mineiro (BRs 050, 365, 452, 153 e 497), obteve piora nas condições de tráfego de veículos nos últimos dez anos, segundo estudo da Confederação Nacional do Transporte (CNT) sobre as estradas brasileiras em 2012, divulgado nesta semana. Dentre as construídas pela União, a ligação viária é a única da região delegada ao Estado de Minas Gerais e hoje tem cerca de 300 km, saindo de Uberlândia até a divisa com o Mato Grosso do Sul (MS).

Na primeira avaliação da rodovia, em 2002, quando a pavimentação marcava apenas 77 km e ligava Uberlândia a Prata (MG), a CNT considerou-a regular. A primeira vez que a estrada foi avaliada como ruim e péssima foi em 2006, ainda no mesmo trecho, mostrando uma piora significativa nos quesitos avaliados de sinalização, pavimento e engenharia (geometria). E, em 2012, já estendida até o Porto Alencastro (fronteira com o Estado vizinho sobre o rio Paranaíba), foi levantado que a ligação seguia em estado ruim para tráfego.

A situação da BR-497 integra a realidade de 90,1% da malha viária do Estado com pista simples e sem acostamento, enquanto o índice nacional é de 88,1%.

A Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop-MG), em nota enviada à reportagem do CORREIO de Uberlândia, informou que obras de recapeamento e melhorias na sinalização do trecho da rodovia que vai de Prata a Campina Verde (81 km) começaram em outubro.

Já os demais trechos serão contemplados pelo Programa de Recuperação e Manutenção Rodoviária do Estado de Minas Gerais (ProMG), cuja verba foi autorizada em agosto deste ano. Somente o trecho entre Uberlândia e Prata a Setop alegou não haver necessidade de intervenção.

Principais rodovias mantém avaliação

As principais BRs que cortam o Triângulo Mineiro mantidas pelo Governo Federal, em sua maioria, permaneceram com a mesma avaliação de dez anos atrás, de acordo com a pesquisa de 2012 da Confederação Nacional do Transporte (CNT). Isso mesmo com obras recentes de duplicação e restauração feitas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), porque o estudo da CNT usa metodologia para avaliar sinalização, geometria e pavimentação a partir do nível de percepção dos usuários sobre a conservação, segurança e conforto.

A BR-365, que parte da divisa de Goiás (GO), no Triângulo Mineiro, e vai até Montes Claros (MG), no norte do Estado, por exemplo, manteve a mesma avaliação conceitual, de regular, obtida em 2000. Já a BR-050, que liga o Sul de Goiás ao Norte do Estado de São Paulo, continuou avaliada como boa no geral. Somente a BR-153, que liga Araporã (MG) a Frutal (MG), obteve crescimento nos últimos anos, saindo de regular em 2002 para boa em 2012. A BR-452, de Uberlândia a Araxá (MG), não era avaliada há dez anos e, no estudo atual, aparece considerada boa.

Duplicações devem ficar para prontas em 2013


BR-050, entre Uberlândia e Araguari foi recentemente duplicada

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Uberlândia, conforme o supervisor regional do Dnit, João Andréa Molinero Júnior, informou que as recentes melhorias pelas quais as BRs 365 e 050 passam, com duplicação em determinados trechos próximos a Uberlândia, de 89 km e 68,9 km, respectivamente, deverão ser entregues em 2013. “Possivelmente, na metade do ano”, disse.

Já para os trechos ainda em pista simples há um planejamento para recapeamento e, para o ano que vem, pretensão de elaborar o projeto para duplicação de mais um trecho da BR-365. Já a BR-153, que teve trecho duplicado em 2008, deverá passar por reformas, segundo o supervisor do Dnit em Prata (MG), Régio Augusto Gouveia Franco, responsável pela estrada.

Trecho de 410 km da BR-050 será privatizado

Especialistas apontam que somente as privatizações das estradas resolveriam o problema de conservação das rodovias brasileiras, já que o pode público não intervém nelas de forma significativa, enquanto a frota veicular crescer vertiginosamente no país.

“Privatização, apesar da bitributação, manteria condições da malha. Mas isso não diminuiria a imprudência dos nossos motoristas. O poder público também tem que investir em maior fiscalização nas estradas”, disse o engenheiro civil especialista em Trânsito e Transportes Marcos Pimentel de Oliveira.

No mês de agosto, o governo federal anunciou a privatização de trechos de diversas rodovias federais espalhadas pelo país. Entre elas, está a BR-050, envolvendo o segmento de 410 km entre Cristalina (GO) e Delta (MG) – na divisa de Minas Gerais com o Estado de São Paulo – que passa por Uberlândia. O anúncio do início das privatizações faz parte da primeira fase do chamado Programa de Investimentos em Logística.