COs motoristas que utilizam o Sistema Anchieta-Imigrantes nesta sexta-feira enfrentam mais um dia de congestionamento na Rodovia Cônego Domênico Rangoni. A situação virou rotina. Desde meados de fevereiro quem precisa passar pela Rodovia enfrenta trânsito lento e parado para chegar ao destino.

Por volta das 9 horas, os veículos estavam parados entre o Km 1 e o Km 5 e do Km 255 ao Km 248, devido ao excesso de caminhões que tentam entrar nos terminais portuários do Porto de Santos.

Na entrada de Santos, a Anchieta apresenta lentidão no sentido litoral, do Km 64 ao Km 65. Quem vai para a capital encontra lentidão na chegada a São Paulo pela Anchieta, entre o Km 13 e o Km 10.

Quem utiliza a travessia entre Santos e Guarujá também precisa ter paciência e saber esperar. Nesta manhã, o serviço opera com oito embarcações. O tempo de espera para travessia de Santos para o Guarujá é de cerca de 40 minutos. Para quem faz o caminho inverso, o tempo de espera é de 15 minutos.

O fluxo de veículos na travessia entre as cidades está cerca de 10% maior em função da safra recorde. São 2 mil veículos (carros e pequenos caminhões) a mais por dia, em comparação com o volume diário médio da alta temporada – cerca de 20 mil veículos, entre dezembro de 2012 e fevereiro deste ano.

O resultado dessa sobrecarga são as enormes filas do lado de Santos, em que se chega a esperar a travessia por mais de uma hora nos horários de pico. Segundo o gerente de Operações da Dersa, João Henrique Poiani, a empresa trabalha com a capacidade máxima. Elecita que há nove embarcações operando de forma ininterrupta. Até esta quinta-feora, eram 10, mas a FB-15 voltou para o Litoral Norte. “Tínhamos um cronograma de reforma de algumas embarcações, mas teve que ser adiado”.

Quinta-feira foi mais um dia de congestionamentos gerados pelo excesso de caminhões na Domênico Rangoni

Solução

Os caminhões com destino aos terminais de contêineres da Santos Brasil não poderão parar ou estacionar no acostamento e nas vias de rolamento da Rodovia Cônego Domênico Rangoni a partir do próximo sábado, segundo liminar obtida pelo Ministério Público (MP) do Estado de São Paulo nesta quinta-feira. Se a decisão não for respeitada, a empresa, arrendatária do Terminal de Contêineres (Tecon) do Porto de Santos, será multada em R$ 50 mil por veículo de carga que descumprir o ordenado.

A liminar integra ação civil pública ajuizada na última segunda-feira pela promotora de Justiça Nelisa Olivetti de França Neri de Almeida, de Guarujá, contra a Santos Brasil Participações. No processo, o MP informou à Justiça que a permanência ou estacionamento desses caminhões no acostamento ou nas vias da Cônego têm gerado os congestionamentos ocorridos na estrada, nas últimas semanas.

A decisão liminar foi concedida pelo juiz Ricardo Fernandes Pimenta Justo, da 1ª Vara Cível do Guarujá. Em sua análise, o magistrado escreveu que “já se tornou fato notório na região a formação de extensas filas de caminhões nas pistas da Cônego Domênico Rangoni, fato este impeditivo de que todos os demais cidadãos se utilizem da rodovia”. E acrescentou que a Santos Brasil “prefere, assim, utilizar a estrada como área de estacionamento, em prejuízo de todos os demais usuários, que, de forma rotineira, se veem parados na rodovia, por horas, sujeitos ainda a toda a sorte de delitos patrimoniais”.

Safra de grãos

A safra recorde de grãos aumentou a quantidade de caminhões que se dirigem a Santos, desde o início do mês, para desembarcar nos terminais. Mas, como a única via que dá acesso à margem esquerda do porto, a Rua do Adubo, não comporta a grande quantidade de veículos pesados, surgem os reflexos nas estradas. A produção desta safra, estimada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em 183,58 milhões de toneladas, é 10,5% superior à registrada em 2011/2012.