Construção da BR-448/RS tem 60% de serviços realizados

Postado dia 28/8/2012 | | 0 comentário

As obras de implantação e pavimentação da BR-448/RS, a Rodovia do Parque, caminham para a conclusão. Com mais de 60% dos serviços executados, a tão aguardada estrada – que vem para auxiliar na redução dos engarrafamentos da Região Metropolitana – tem previsão de término para início de 2014. Conforme o acompanhamento físico financeiro do mês de julho realizado pelo DNIT, a execução da terraplenagem está quase pronta.

A realocação de 140 famílias da Vila do Dique para a Vila de Passagem, no bairro Fátima, possibilitou ao Lote 3 de construção da BR-448/RS avançar nos trabalhos. O consórcio construtor iniciou no mês de julho a cravação de estacas da pista em elevada (Km 18,1 da BR-448/RS). Esta obra de arte especial (OAE), que terá 2,6 quilômetros de extensão, será a maior deste tipo no Rio Grande do Sul, segundo o superintendente do DNIT, Vladimir Casa. Também no Lote 3 a ponte estaiada (Km 21,4) sobre o Rio Gravataí já chama a atenção de quem circula pela BR-290/RS. Os pilares que sustentarão os estais (cabos de aço) já podem ser vistos. As estruturas, que estão com 35 metros de altura, chegarão a 75 metros.

Após superar desafios naturais como os solos inadequados, os Lotes 1 e 2 estão com aproximadamente 65% dos serviços realizados. Ambos iniciaram a pavimentação. No Lote 2, entre a BR-386/RS, em Canoas, e o bairro Mato Grande, o segundo quilômetro está em fase de pavimentação. Este será o primeiro lote da BR-448/RS a ser concluído. Ainda no Lote 2, o viaduto da Bianchini (Km 13,4) é a obra de arte especial que mais se destaca, pois está pronta. As demais – com exceção do viaduto da Transpetro, no km 9,3 – estarão finalizadas entre novembro e dezembro deste ano.

A liberação de uma área desapropriada de uma empresa localizada em Sapucaia do Sul permitiu no último mês que os operários do Lote 1 avançassem com os trabalhos de terraplenagem. Neste lote – que tem 9,14 quilômetros de extensão – a terraplenagem já chega a 91%. A novidade das obras de arte especiais é o viaduto de acesso a Esteio (Km 3,5). O consórcio construtor deste lote estima que em setembro comece o lançamento das vigas. O viaduto está 80% executado. A duplicação do viaduto localizado no entroncamento da BR-116/RS com a RS-118/RS (Km 0), em Sapucaia do Sul, está pronta. Neste lote, as OAE´s em andamento serão concluídas também até o final deste ano.


Notícias Relacionadas


No tags for this post.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *