As obras do Contorno Oeste de Cascavel na BR-163 devem ser retomadas em breve. A expectativa da Superintendência Regional do DNIT no Paraná é que a Ordem de Início dos Serviços para a nova empresa seja dada em dezembro de 2011, caso não haja nenhum impedimento no procedimento de contratação (assinatura do contrato).

Os serviços estão parados por que a empreiteira, que foi contratada por meio do edital nº 0111/2008-09, desistiu de continuar trabalhando no trecho. Com a extinção daquele contrato por decurso de prazo, em setembro, o DNIT procurou as demais participantes da licitação, seguindo a ordem de classificação, e a empresa classificada em quarto lugar no certame concordou em dar continuidade às obras pelo mesmo preço da vencedora.

A retomada da construção do Contorno Oeste de Cascavel no próximo mês garante o uso dos R$ 14 milhões previstos no Orçamento Geral da União para 2011. O valor equivale ao remanescente da obra, que correspondente a 27% de todo o trabalho.

Iniciado em janeiro de 2009, o Contorno Oeste de Cascavel abrange a construção de 17,3 quilômetros de pista simples, com um investimento total de R$ 50 milhões. Além da pista, o projeto do contorno inclui a construção de três viadutos e uma ponte.