RECALL

Recall – Consulta

Recall significa chamar de volta. No segmento automobilístico é a convocação que montadoras e importadoras devem fazer quando descobrirem um defeito grave de fabricação que coloque em risco a segurança do proprietário e de terceiros. Essa caixa preta continua difícil de abrir no Brasil. O SOS Estradas continua sua luta para aperfeiçoar o sistema de recall no Brasil e que efetivamente a sociedade seja informada dos problemas existentes.

Nossa posição é de que recall não é apenas uma relação de consumo, entre proprietário do veículo e fabricantes, mas sim de segurança no trânsito. Quando o sistema de freios de um ônibus não funciona por defeito grave pode ocasionar acidente com vítimas e os passageiros e demais usuários da vida nada tem a ver com a relação de consumo. Por isso, abrimos esse espaço para que você conte suas boas ou más experiências com relação ao recall de veículo, ou simplesmente participe enviando suas ideias. Do caminhão as motocicletas, ajude a abrir essa caixa preta e aperfeiçoar o sistema.

Para que você conheça um pouco mais sobre o tema, estamos disponibilizando para você o livro Recall- 4 Milhões de Carros com Defeito de Fábrica – O que as montadoras não contam, do Coordenador do SOS Estradas, Rodolfo Rizzotto.

É o único livro brasileiro que abordou o tema e a obra revela os bastidores da indústria automobilística que a maioria dos proprietários de veículos desconhece. Infelizmente, as coisas não mudaram muito desde que o livro foi lançado. Ele continua atual, assim como os problemas.

A obra já foi utilizada em inúmeras teses em universidades, matérias de imprensa e é sem dúvida a melhor fonte para entender como executivos de montadoras podem decidir esconder defeitos graves, mesmo sabendo que pode custar a vida de pessoas, simplesmente para evitar gastos.

Clique aqui e faça o download gratuito do livro .

Envie seus comentários sobre a obra ou conte sua história com veículos com defeito grave pelo contato@estradas.com.br