O DER (Departamento de Estradas de Rodagem) suspendeu o contrato com a empresa Ellenco, responsável pelas obras de duplicação da rodovia Elyeser Montenegro Magalhães (SP-463), em Araçatuba. Desde o final de março nenhuma máquina é vista trabalhando no trecho e, segundo o órgão, não há previsão de quando as obras devem ser retomadas.

Em nota oficial, o DER informou que a suspensão do contrato com a empresa ocorreu em razão da impossibilidade de realização dos serviços, gerada pela falta das áreas a serem desapropriadas, que era de responsabilidade da Prefeitura de Araçatuba. Mesma justificativa apontada para paralisação das obras.

Em trechos que não havia necessidade de desapropriação, a duplicação ocorreu em ritmo normal. Em algumas áreas, as duas pistas já foram construídas e a previsão era de que a duplicação fosse concluída em junho deste ano. As obras tiveram início em dezembro de 2011, com investimento de R$ 56,8 milhões.

PREFEITURA

O contrato dos serviços na rodovia previa que a Prefeitura de Araçatuba seria a responsável pela desapropriação das terras onde devem ser construídas marginais, alças de acesso e pontilhões. Há um ano, o DER já havia informado que o trabalho na pista estava atrasado porque a Prefeitura não teria cumprido sua parte no acordo. Por outro lado, os então secretários municipais de Planejamento Urbano e Habitação, Ederson da Silva, e de Assuntos Jurídicos, Evandro da Silva, alegaram que o município não havia recebido documentação do Estado autorizando o início das desapropriações.