O Tribunal de Contas do Estado (TCE) inicia nesta segunda-feira (22) uma auditoria na Concessionária Rodonorte (CCR), responsável pelas rodovias que ligam Curitiba a região Norte do Paraná – da Serra de São Luiz do Purunã, em Campo Largo, a Apucarana.

O corpo técnico do TCE vai analisar o contrato de concessão do lote 5, composto por 567,78 km de rodovias federais (BRs 277, 376 e 373) e estaduais (PRs 151, 092,239,813,340 e 090). Assinado em 1997, o contrato entrou em vigor no ano seguinte.

O trecho forma o chamado Anel de Integração, composto por 2,5 km de rodovias. O lote 5 é o maior do anel. O trecho é composto por sete praças de pedágio. A composição dos preços das tarifas e também o andamento das obras de melhorias acordadas em alterações realizadas entre 2000 e 2002 serão objeto de avaliação da auditoria.

A primeira é a Praça 5-1, localizada em São Luiz do Purunã, no km 132 da BR 277. A tarifa de pedágio para veículos de passeio é de R$ 6,40. Seguem, em direção ao Norte do Estado, a Praça 5-2, localizada em Witmarsum, no km 438 da BR 376(tarifa de pedágio para veículos de passeio de R$ 9,20), Praça 5-3, localizada em Carambeí, no km 304 da PR 151 (tarifa de pedágio para veículos de passeio de R$ 7,60), Praça 5-4, localizada em Jaguariaíva, no km 223 da PR 151 (tarifa de pedágio para veículos de passeio de R$ 5,80), Praça 5-5, localizada em Tibagi, no km 457 da BR 376 (tarifa de pedágio para veículos de passeio de R$ 8,50), Praça 5-6, localizada em Imbaú, no km 377 da PR 376 (tarifa de pedágio para veículos de passeio de R$ 8,50) e Praça 5-7, localizada em Ortigueira, no km 321 da BR 376 (tarifa de pedágio para veículos de passeio de R$ 8,50).

Análise – O TCE realizou auditoria em outros dois trechos do Anel a Ecocataratas, que liga Foz a Guarapuava, e Viapar, que ligar Cascavel a Maringá. Nos dois casos, os técnicos apontaram falta de investimentos, tarifas acima do preço técnico. Os processos estão em fase de defesa, aguardando o pronunciamento oficial das concessionárias para ir a Plenário.