O Diretor de Transportes Rodoviários do Daer, Saul Sastre, acompanhado da Superintendente de Transporte de Passageiros, Eng.ª Sonia Maria Bortoluzzi, visitou nesta semana os técnicos da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) para dar início a uma nova metodologia única no cálculo de reajuste tarifário para o Transporte Coletivo Rodoviário Intermunicipal do Estado.

Atualmente, o cálculo é feito pelo Daer, revisado e homologado pela Agergs e devolvido ao Órgão para ser implantado. Segundo Sastre, a unificação desse procedimento entre o Daer e a Agergs irá agilizar e publicizar todo o processo. “É uma oportunidade para que os usuários e os representantes das empresas de transportes possam opinar”, disse Sastre.

O Diretor-Geral da Agência, Ricardo Pereira da Silva, sugeriu que fosse criado um grupo de trabalho, com técnicos de ambas as instituições e inclusive representantes de sindicatos e federações. O grupo irá tratar de ajustes no cálculo, adequações do banco de dados, bem como estabelecer uma maior troca de informações. “Depois de concluído estes procedimentos podemos realizar um estudo de como será o novo cálculo das tarifas”, afirmou Silva. A expectativa dos dois órgãos é de que até o final deste ano a nova metodologia possa vigorar.