A Diretoria de Transportes Rodoviários (DTR) do Daer está intensificando a fiscalização nos acessos as fronteiras do Rio Grande do Sul, com o intuito de combater o transporte clandestino. Há alguns dias a equipe de fiscalização realizou duas blitz. Em Rosário do Sul, no sentido a Porto Alegre, após uma denúncia foi apreendido 01 (um) veículo do fretamento turístico. E, no seguimento Porto Alegre – Uruguaiana, na localidade de Pantano Grande, dos 18 veículos abordados, 02 (dois) foram apreendidos. As apreensões das duas fiscalizações ocorreram devido a lista de passageiros estar fora do prazo estipulado pelo Daer, que é de 12h de antecedência e transporte irregular. Com esta ação, o órgão coíbe o transporte clandestino que, além de ilegal, não oferece condições de serviço com a segurança e o conforto necessários aos passageiros.

Cuidados na hora da contratação de uma empresa

Recentemente, a Superintendência de Fretamento e Turismo (DTR-SFT), fez um levantamento das empresas cadastradas no Recefitur para os serviços de transporte de passageiros. É indispensável este cadastro para a circulação dos veículos nas rodovias do Estado. São mais de 6 mil empresas em todo o RS, 15 mil veículos e cerca de 50 mil funcionários diretos.

A documentação verificada é a Lista de Passageiros autorizada pelo Daer, o Laudo de Inspeção Técnica Veicular (LIT), agora obrigatoriamente realizado em Organismos acreditados pelo Inmetro, o seguro do veículo e o atestado médico do motorista.

A DTR recomenda aos usuários deste transporte que solicitem às empresas o registro regular e válido junto ao Daer antes de contratarem o serviço. Bem como a Licença de Viagens Especiais, exigência que garante a qualidade e segurança dos veículos.

Cadastro das empresas no Daer e parceria com a Setur

Os empresários do transporte de fretamento e turismo que ainda não têm cadastro na Autarquia devem comparecer na sede (Av. Borges de Medeiros, 1555 / 1º andar / Recefitur), munidos da documentação exigida. A lista de documentos está no site www.daer.rs.gov.br – Serviços – Autorizações e Credenciamento – Transporte Coletivo.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelos telefones (51) 3210-5150 e (51) 3210-5149, das 9h às 12h e das 14h às 16h. Ou pelo e-mail [email protected].

Para a aprovação do cadastro no Departamento, além dos documentos obrigatórios é necessário que a empresa já esteja devidamente incluída no sistema chamado ‘Cadastur’ da Secretaria de Turismo do Estado.