O engenheiro, professor da Ufrgs e pesquisador, Lélio Brito, esteve na sexta-feira (09) no DAER para ministrar uma palestra sobre o Gerenciamento Ativo de Tráfego (GAT) para os superintendentes da Autarquia.

Brito apresentou soluções, já utilizadas em países da Europa, para melhoria da fluidez nas rodovias. Dentre elas, está o pedagiamento por faixa, em que paga somente quem trafega na velocidade máxima permitida, o uso do acostamento como faixa de rolamento em horários de pico e o BlueMotion, automóvel que apaga sempre que está parado, com intuito de reduzir a emissão de CO2. “Segundo estimativas, o investimento com o GAT é metade do custo para implantação de uma faixa a mais na rodovia”, disse Brito.

O professor da Ufrgs detalhou a experiência britânica da Birmingham Box, a rodovia M42, em que o GAT é utilizado ao longo de 17 quilômetros. Foram instalados pórticos com sistema de monitoramento de câmeras, refúgios a cada quilômetro, sinalização e acostamento dinâmico. “A Concepa está estudando para implantar um sistema semelhante na BR-290, do quilômetro zero ao 19, cujo trecho é o mais problemático”.

Na segunda palestra, o gestor de tecnologia da informação, Francisco Andrade Guimarães, apresentou um software que permite percorrer uma rede de rodovias e saber qual seu índice de qualidade. “Este georadar detecta e faz um inventário da rodovia automaticamente, em todos os seus aspectos, gerando um modelo digital do terreno”. O sistema permite passeios virtuais com uma vista panorâmica composta de 3 imagens digitais, cobrindo 140 graus. A coleta de dados opera em um veículo composto por 3 ou mais câmeras digitais frontais coloridas de alta resolução e 2 câmeras traseiras monocromáticas para capturar a superfície do pavimento, além de um receptor GPS e um DMI (Instrumento de Medição de Distâncias). “Graças a alta resolução das imagens de vídeo, é possível determinar com precisão o tipo, a quantidade e a gravidade das irregularidades do pavimento, dispensando o uso de planilhas”, disse Guimarães.

Encontros com inovação
Este evento faz parte de uma série de encontros organizados pelo diretor-geral da Autarquia, Francisco Thormann, para compartilhar as inovações que pretende implantar durante a sua gestão. “Estas apresentações foram trazidas ao debate em função de estarmos envolvidos em dois assuntos: a licitação da contratação de uma consultoria em função da finalização dos prazos dos contratos de concessões dos pedágios em 2013 e a elaboração de termo de referência para contratação de empresas consultoras que farão levantamento de toda a malha rodoviária estadual”, disse Thormann.


A consultoria irá verificar se existem passivos, fará análise do modelo atual e o levantamento de todas as modalidades existentes, com uma sugestão específica para o caso gaúcho. Já o levantamento da malha estadual irá viabilizar o geoprocesssamento e filmagem de todos os pontos, permitindo o retorno virtual ao trecho quantas vezes forem necessárias, sem a necessidade física. “O sistema poderá ser acessado pelas superintendências do DAER em todo o Estado, nas diversas áreas de atuação”.