Um caminho de 15 passos -quase sempre tortuosos- separa o governo da conclusão do plano de conceder à iniciativa privada 21 rodovias e ferrovias em 13 meses.

O calendário prevê que as primeiras licitações ocorrerão em dezembro e que as vencedoras poderão começar seus trabalhos em abril de 2013.

O problema é que, das 21 concessões anunciadas, só 2 estradas têm os estudos concluídos e poderão entrar na fase de audiência pública: as BR-040 e BR-116, ambas em Minas.

Os primeiros estudos foram feitos em 2008 e audiências públicas dessas licitações ocorreram em 2008, com previsão de que no ano seguinte seriam operadas pela iniciativa privada.

Mas o TCU considerou que os estudos estavam incorretos, determinou novas análises e a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), responsável pelo leilão, teve de recomeçar praticamente do zero. Resultado: as audiências públicas só recomeçaram neste mês.

A advogada Letícia Queiroz de Andrade, do escritório Siqueira Castro, acredita que, desta vez, os processos de concessão poderão acontecer com maior velocidade devido ao aprendizado, tanto do governo como das empresas, sobre o processo.