Florianópolis – O Deinfra (Departamento Estadual de Infraestrutura) iniciará os mergulhos para travamento das 16 estacas fincadas sob a Ponte Hercílio Luz às 8 horas desta quinta-feira (28). Cinco mergulhadores serão responsáveis pela medição, marcação e soldagem das peças de contraventamento a partir de 30 metros de profundidade até o nível do mar. A autarquia estima em 20 dias a conclusão dos serviços em cada conjunto de quatro estacas, iniciando no grupo mais próximo do continente.

Também nos próximos dias, será desloca uma balsa com guindaste – com capacidade para 20 toneladas – para as proximidades da Hercílio Luz. Com 18 metros de comprimento e 10 metros de largura, ela será responsável pelo fornecimento das peças aos mergulhadores, informou o presidente da autarquia, Paulo Meller.

A transferência de carga (elevação) do vão central para a estrutura provisória, que está sendo construída sob a ponte, deverá iniciar em novembro. Este vão será suportado por 57 macacos hidráulicos – distribuídos em duas linhas paralelas com 27 deles -, todos controlados por computador.

A Ponte Hercílio Luz foi inaugurada em 13 de maio de 1926 e fechada para o tráfego de veículos pela primeira vez em 22 de janeiro de 1982. Mais detalhes sobre as obras, inclusive financeiros, podem ser obtidos no site do Deinfra nos seguintes endereços:

Histórico
http://www.deinfra.sc.gov.br/jsp/informacoes_sociedade/ponte_HercilioLuz.jsp

Financeiro
http://www.deinfra.sc.gov.br/jsp/informacoes_sociedade/ponte_contratos.jsp