O Deinfra começou a padronizar as técnicas de pavimentação rodoviária em implantação em Santa Catarina. “Estamos trazendo para as nossas estradas as mesmas tecnologias aplicadas com sucesso pelas concessionárias das rodovias federais e precisamos nivelar o trabalho dos nossos prestadores de serviços”, disse o presidente da autarquia, Paulo Meller, na abertura do workshop “Novas Técnicas de Pavimentação”, em Joaçaba, nesta quarta-feira (21).

Para mais de 40 engenheiros de prestadoras de serviço, Meller salientou que o Governo do Estado tem 1.500 quilômetros de obras contradas ou em licitação. Do total, 800 quilômetros são de revitalizações (remoção do pavimento defeituoso e colocação de duas camadas de micro asfalto e novas sinalizações vertical e horizontal em todo o trecho); 400 quilômetros de restaurações (como na revitalização, porém prevê ainda a recuperação da base e sub-base deterioradas), outros 300 quilômetros de implantação de estradas e mais 500 quilômetros ainda na fase de projeto.

O asfalto morno é uma dessas novas técnicas rodoviárias, comentou o diretor de Planejamento e Projetos do Deinfra, William Wojcikiewicz. Para detalhar os procedimentos de seu uso, o representante da MWV Specialty Chemicals, o norte-americano Michael Plouff, participou do encontro e também de uma visita técnica ao trecho com aplicação desse material, entre Jaborá e a BR-153. Já o micro asfalto, mais rugoso que o tradicional, salientou o diretor, além de rejuvenecer o pavimento, aumenta significativamente o nível de segurança para os usuários, inclusive em dias chuvosos. “Em alguns lugares, também aplicamos o micro revestimento como solução para pontos críticos, aumentando a aderência”, concluiu o diretor. Participou do evento o superintendente regional do Deinfra, Dagoberto Primo.