O Departamento de Estrada de Rodagens (DER-RJ) já concluiu 90% dos serviços emergenciais de uma complexa estrutura de contenção de encostas no km 6,5 da RJ-150, rodovia da Região Serrana que liga Nova Friburgo a Amparo. O Governo do Estado viabilizou cerca de R$ 5,2 milhões para diversos pontos que englobam a estabilização dessa encosta, como a aplicação da cortina atirantadas, restauração do pavimento e melhorias físicas.

Esse trecho da via foi duramente danificado com as fortes chuvas que castigaram e após estudos e trabalhos pesados está perto de ser concluído, faltando apenas a última fase de asfaltamento desse intervalo de pista.

O DER-RJ contou com uma equipe de 40 funcionários atuando diretamente nessa oba de contenção, com atenção redobrada, devido a constante piora climática da localidade, com precipitações pluviométricas constantes que atrapalham o cronograma previsto. Dentre os serviços destinados ao projeto de emergência vale destacar a drenagem profunda realizada para aliviar qualquer pressão de terreno e se precaver com relação a possíveis erosões, além de instalar um solo grampeado, uma tela de proteção metalúrgica e ainda um plantio de sementes para recuperar a área em caráter ambiental.

Todo o processo nesse trecho do km 6,5 da RJ-150 obrigou o tráfego ser realizado em meia-pista, com a previsão de estar liberado em definitivo ainda em dezembro. O serviço para estabilizar a encosta desse local exigiu cuidados especiais, com materiais de alta resistência, garantindo assim segurança e evitando queda de barreiras futuras.