DER do Paraná divulga balanço de fiscalizações de ônibus da Operação Inverno

Postado dia 4/8/2017 | Tags:, , , , , , , | 0 comentário

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) divulgou nesta sexta-feira (04) o resultado das fiscalizações do transporte intermunicipal de passageiros da Operação Inverno 2017, executada na região Oeste do Paraná. No total, foram contabilizadas 2.026 abordagens e emitidas 132 notificações por irregularidades na prestação dos serviços. As ações foram feitas em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Santa Terezinha do Itaipu, no posto localizado na BR-277.

Entre as principais infrações constatadas pelos fiscais do DER está a falta de licença específica para viagem, que teve o maior crescimento registrado, aumento de 90% em relação ao ano anterior. Também foram identificados 33 veículos operando de forma clandestina, ou seja, sem autorização prévia do órgão fiscalizador.

“A Operação Inverno integra o cronograma de ações especiais que visam coibir a operação de empresas que atuam de forma clandestina em todo o Paraná. Os transportadores intermunicipais regulares da região elogiaram a fiscalização feita neste ano, já que a ação inibe a circulação de veículos irregulares e reduz a concorrência desleal”, afirma Maria Elizabete Bozza, gerente de Fiscalização do DER.

DOCUMENTAÇÃO – Nas abordagens, os agentes verificam a documentação da empresa (registro), do veículo (registro, seguro), da viagem (licença, lista de passageiros, nota, contrato de prestação de serviço) e do motorista (habilitação, curso e carteira de saúde), bem como equipamentos obrigatórios, como cintos e tacógrafo. Quem estiver irregular pode receber multas, que variam de R$ 481,90 a R$ 4.819.

CONSULTA – As empresas cadastradas pelo DER-PR tem veículos inspecionados regularmente, controle sobre a idade da frota e fiscalização de equipamentos básicos de segurança. Em caso de dúvidas na contratação dos serviços de fretamento, o usuário pode fazer a consulta das empresas via internet (www.der.pr.gov.br/consulta_empresas.php).

Outras informações sobre o transporte intermunicipal ou denúncias podem ser direcionadas ao Serviço de Atendimento ao Cliente, com ligação gratuita para 0800-410-158.

Fonte: Ascom


Notícias Relacionadas




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *