O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) concluirá hoje uma importante etapa do projeto de pavimentação da RJ-163, no trecho que liga a localidade de Capelinha a Visconde de Mauá, distrito de Resende, compreendidas na Região do Médio Paraíba. As equipes finalizarão nesta tarde os trabalhos para alargamento de pista na altura do Km 27,0, bem próximo a entrada de Visconde de Mauá.

O serviço para alargamento da via demandou a detonação de algumas rochas, o que ocasionou a interdição temporária do trecho, durante determinados períodos do dia quando ocorriam as explosões. Importante destacar que o segmento está sendo ampliado de 5 metros para 9 metros numa extensão de 120 metros.

Paralelamente o órgão vem atuando a todo vapor na realização das obras de pavimentação dos 16,0 km da rodovia que estão sendo asfaltados. Ao todo estão sendo investidos cerca de R$ 47 milhões, já liberados pelo Governador Sérgio Cabral. De acordo com o cronograma estabelecido pelos engenheiros do DER-RJ, os trabalhos serão entregues na segunda quinzena de outubro.

A execução desta obra está contando com o apoio de direto e indireto de aproximadamente 80 homens, assim como um vasto maquinário, composto por retro-escavadeiras, pás-mecânicas, tratores, caminhões e escavadeiras hidráulicas. Além dos serviços já citados, as diversas frentes estão atuando na realização de obras de arte, contenção de encostas e drenagem.

Com forte potencial turístico, a pavimentação da RJ-163 elevará a qualidade de vida da população, além de impulsionar o crescimento econômico da região. Por se tratar de uma estrada-parque, a idealização desta obra necessitou de cuidados especiais por parte dos engenheiros envolvidos na concepção do projeto, onde todos os detalhes que envolviam a preservação da flora e fauna locais foram cuidadosamente estudados.

A RJ-163 não deixará de cumprir sua função de elo de ligação, mas por se tratar de uma rodovia que faz parte do meio ambiente e ser um lugar muito visitado, atenderá a todos os requisitos imprescindíveis para preservação da natureza.