O Departamento de Estradas e Rodagens (DER-RJ) executou com sucesso as obras emergências de reforço provisório da ponte sobre o Rio Grande na RJ-172, em Manoel de Moraes, distrito de Santa Maria Madalena e próximo do entroncamento com a RJ-146, em Bom Jardim. O trabalho executado acabou permitindo a liberação de cargas de até 35 toneladas em fluxo de meia-pista, servindo de rota alternativa da ROTA 116, em Bom Jardim. Essa limitação de capacidade é momentânea, já que o DER-RJ está acelerando a construção da ponte pré-moldada que vai substituir essa que está com apoio temporário e será demolida. O prazo para conclusão de todos os serviços é de dois meses, com um investimento na ordem de R$ 15 milhões.

Essa é a conclusão de mais uma etapa do projeto de reconstrução dessa área, que foi danificada pelas chuvas catastróficas de meados de janeiro. O efeito devastador do clima fez com que a Ponte da RJ-172 tivesse sua estrutura comprometida, obrigando a construção de caráter emergencial da nova estrutura, atendendo os municípios de Bom Jardim, Barra alegre, Santa Maria Madalena e Macuco. Estima-se que cerca de 80 trabalhadores estão empenhados na conclusão dos serviços relacionados nessa localidade, seja na conclusão do reforço provisório, seja na fábrica da construção da ponte pré-moldada, que terá o dobro da original, agora com 102 m de extensão e instalada ao lado da antiga.

Vale ressaltar que a construção da nova ponte sobre o Rio Grande foi tecnicamente comprovada e virá a permitir o restabelecimento do tráfego ao longo das rodovias RJ-172 e RJ-146, que hoje dispõem de um volume aproximado de 23 mil veículos/dia. Com isso haverá maior segurança e estrutura para o escoamento da produção agrícola, evitando que novas situações como esta ocorram novamente.