O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) iniciou os serviços de melhoria na faixa de domínio de toda a malha estadual pavimentada. O investimento, da ordem de R$ 139,3 milhões, faz parte do Programa Estadual de Recuperação e Pavimentação de Estradas (PERC), que vai aplicar R$ 840 milhões nos próximos dois anos.

“É um grande investimento que o Estado fará para dar mais mobilidade e segurança aos usuários das rodovias estaduais, o que certamente terá também impacto positivo na economia paranaense”, disse o secretário da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.

As obras começam pela região de Londrina, onde serão aplicados R$ 3,4 milhões numa extensão de 260,08 quilômetros. Parte do recurso será investido na rodovia PR-445. De acordo com a Superintendência Regional Norte do DER, os serviços nessa rodoviaestão incluídos no Lote 15 e serão realizados em 41 quilômetros, abrangendo o acesso a Três Marcos, acesso a Londrina no final da pista dupla, as Vilas Regina e Ghandi, e nos entroncamentos com outras rodovias como a BR- 369 e a PR-437.

O lote também contempla as PRs 090, 218, 437, 532, 538, 545 e 980. A ordem de serviço para a empresa Tecvia Construtora de Obras Ltda foi entregue na última sexta-feira (20/07).

O PROGRAMA – Os R$ 840 milhões que o governo investirá no PERC serão destinados a três subprogramas: Conservação e Recuperação Descontínua com Melhorias do Estado do Pavimento (Cremep), com recursos de R$ 410.155.280,21; Conservação de Pavimentos (COP), com R$ 290.698.089,10; e o restante com Conservação das Faixas de Domínio.

O diretor geral do DER, Paulo Melani, informou que, somando ao programa a duplicação de rodovias-troncos, como as PRs- 445 e 323, o investimento do Tesouro do Estado chegará a R$ 1,250 bilhão.

CREMEP – O subprograma de Conservação e Recuperação Descontínua com Melhorias do Estado do Pavimento abrange dois mil quilômetros de rodovias pavimentadas, mas em franco processo de deterioração. A maioria das rodovias incluídas no Cremep funciona como corredor de transporte regional ou estadual.

O objetivo do programa é alcançar, em até 36 meses, 85% de nível bom e muito bom nas condições do pavimento. Os restantes 15% deverão estar, pelo menos, em nível razoável, segundo os técnicos do DER. Com isso, o Estado eliminará rodovias em condições de pavimento ruim ou péssimo. O CREMEP foi dividido em nove lotes.

COP – Neste programa, os serviços serão basicamente corretivos, com execução de reparos superficiais e também remendos profundos, mas de forma localizada. As obras serão feitas em pequenos segmentos descontínuos, associadas à melhoria da drenagem do pavimento. O COP, dividido em 18 lotes, será estendido por aproximadamente oito mil quilômetros de rodovias estaduais pavimentadas que apresentam atualmente menor grau de deterioração (entre 8% a 12%). O objetivo do planejamento é reduzir esta margem e conservar a qualidade da pista.

FAIXAS DE DOMÍNIO – Este segmento do PERC é dividido em 40 lotes, em toda a malha rodoviária estadual, com serviços de capina e limpeza de sinalização, entre outros. As atividades são fundamentais para manter a drenagem da pista, evitando danos ao pavimento e também colaborar na questão de segurança, com maior visibilidade da sinalização.

GERENCIAMENTO – Antes do lançamento do programa, o DER realizou diversos encontros técnicos nas cinco superintendências regionais (Leste, Campos Gerais, Norte, Noroeste e Oeste), com o objetivo de padronizar o desenvolvimento do projeto. “Era necessário aprimorar procedimentos para melhor gerenciar os contratos e as obras”, ressaltou Richa Filho.

“Foram estabelecidas linhas de ação para garantir a qualidade dos serviços e o cumprimento dos contratos, aumentando a presença do poder público na fiscalização dos trabalhos”, explica o secretário. Os encontros visaram ainda otimizar a gestão das rodovias estaduais, trazendo com impacto ambiental.