O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) está a frente da construção da instrutiva Cidade do Trânsito, que consiste numa mini-cidade que serve de cenário para aulas lúdicas e educativas para crianças, que será implantada no pátio do Batalhão de Policia Rodoviária do Estado do Rio de Janeiro, localizado no município de Niteroi.

O projeto, conhecido pelo nome de Transitôlandia, está em processo de licitação e inicio programado para meados de novembro, num investimento de R$ 149 mil, sendo mais uma ação que se alinha aos projetos especiais de educação no trânsito desenvolvida pelo DER-RJ nos últimos anos.

A Transitolândia é uma cidade mirim, com ruas, praças, postos de gasolina, semáforos e veículos (bicicletas e velocípedes), destinada a educar e preparar as crianças em idade escolar para a rotina diária no trânsito. O público é formado, em média, por crianças de 4 a 12 anos, que recebem orientações de conduta como pedestres, ciclistas e passageiros de veículos coletivos e de passeio.

Educar para formar cidadãos conscientes das relações de trânsito é uma das maiores preocupações do Departamento de Estradas de Rodagem do Rio de Janeiro (DER-RJ). O objetivo desse projeto, que já foi muito bem aceito e com resultados reais em outros estados, é ensinar às crianças do Ensino Fundamental (de escolas públicas e particulares) como ser um bom pedestre, que colabora com o trânsito e que não põe sua vida em risco.

Depois de aprender como atravessar a faixa de pedestre, como utilizar o semáforo e o cinto de segurança, o estudantes vivenciam na prática as situações reais dentro de uma mini-cidade, projetada para impactar as crianças, que estimuladas com todo aparato absorvem todos os ensinamentos de como um bom motorista e pedestre deve se portar. O mais impressionante é a propagação desses ideais dentro da própria família, quando as crianças levam o que aprenderam de forma divertida para pais e parentes, criando um ciclo do bem voltado para segurança e educação no trânsito.

O Comandante do BPRv, o Tenente Coronel Oderlei dos Santos Alves de Souza, salientou a capacidade de aprendizado com a mini-cidade e como essa relação direta com os policiais e as crianças auxiliam na conscientização desde cedo: “ As outras experiências com educação no trânsito desenvolvidas com a equipe do DER-RJ já deram um retorno incrível, com as crianças realmente integradas como amigos do trânsito e da policia rodoviária. Agora com a Mini-Cidade aqui no Batalhão os resultados serão ainda mais visíveis.”

O governador Sergio Cabral tem dado todo o apoio ao DER, por entender que a educação é o caminho para melhorar o trânsito na nossa cidade. Através de excursões promovidas pelas escolas até o BPRV de Niterói, as crianças na Transitolândia receberam de forma inteligente e dinâmica os primeiros ensinamentos de como atravessar ruas, do conceito de mão e contramão, do significado dos sinais de trânsito, dos sinais e apitos dos guardas, das placas de sinalização e outros, participando ativamente nas aulas descontraídas e soltas ministradas pelos policiais-militares do BPRv.