O Governo do Estado do Rio de Janeiro, através do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ), em conjunto com o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) e o Ministério das Cidades, realiza entre os dias 18 e 25 de setembro ações em comemoração à Semana Nacional do Trânsito, que este ano traz o tema “Não exceda a velocidade, preserve a vida”. A iniciativa é uma extensão do Projeto de Educação no Trânsito, realizado em diversas Escolas Municipais do Rio de Janeiro há três anos.


Com atividades lúdicas que envolvem teatro, recreação e oficinas, o projeto tem como objetivo conscientizar crianças de seis a nove anos, sobre como ser um bom pedestre nas rodovias estaduais. Os pequenos são alertados sobre o perigo de desrespeitar as leis de trânsito, a importância da passarela, o vandalismo às placas de sinalização, entre outros temas.

O cronograma deste ano inclui seis escolas municipais de Itaboraí, Saquarema, Maricá e São Gonçalo que, pela primeira vez, participarão das ações dentro do próprio Batalhão. Junto aos policiais do BPRv, os alunos farão um juramento e ganharão a “carteira do bom pedestre”, além de outros materiais didáticos para auxiliar no processo de conscientização.

Cerca de dois milhões de pessoas morrem anualmente em decorrência de acidentes de trânsito. Os principais fatores que influenciam no crescimento da taxa de mortalidade são a relação comportamento e segurança dos usuários e o excesso de velocidade. Foi justamente a partir desses dados que se constatou a importância da educação no trânsito começar desde cedo.