Os motoristas mineiros devem redobrar a atenção nas rodovias mineiras a partir da zero hora desta sexta-feira (09/12), quando entram em funcionamento sete novos radares. Com os novos equipamentos, o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER/MG) atinge a meta para 2011 do Programa Estruturador de Aumento da Capacidade de Segurança dos Corredores de Transporte (PROSEG) era colocar em operação 196 equipamentos de fiscalização.

Os novos equipamentos estão distribuídos da seguinte forma: três na região Centro-Oeste, sendo dois ma MG-170, nos quilômetros 7,1 e 27,9, respectivamente próximos as cidades de Moema e Lagoa da Prata e outro na MG-439, km 12, perto de Córrego Fundo; dois na região Sul, na MG-179, km 86,2, em Silvianópolis e MG-453, km 14, em Paraguaçu; no Alto Paranaíba, na MGC-354, km168,1, em Patos de Minas e na Zona da Mata, na MG-329, nas imediações de Catas Altas da Noruega.

Os radares são instalados pelo DER/MG após elaboração de estudo técnico e implantação de projeto específico de sinalização e, somente após a conclusão desta etapa, é que os equipamentos entram em operação. Para isto, é necessário, também, que haja a aferição do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG), órgão credenciado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial (Inmetro), e em conformidade com as determinações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

PROSEG

O Proseg é um programa do Governo de Minas, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) e implantado pelo DER/MG, cujo objetivo é a implantação dos novos radares é para aumentar a segurança nas rodovias estaduais, reduzir os custos de transporte e ampliar o acesso a mercados da produção mineira, através de uma malha viária suficiente, adequada e segura.

Para que estes objetivos sejam alcançados, uma série de ações são implementadas, como a identificação e tratamento de segmentos críticos, implantação de 72 praças de pesagem com balanças para o controle do excesso de peso nas cargas transportadas, educação para o trânsito, com a capacitação de 712 professores da rede de ensino fundamental e médio para a educação em trânsito, fiscalização do transporte de passageiros e a instalação e operação de 196 radares até o final deste ano.