A DERSA – Desenvolvimento Rodoviário S/A iniciou a implantação do novo Sistema Integrado de Comunicação, Gerenciamento e Informações nas Travessias Litorâneas. O sistema será monitorado pelo Centro de Controle Operacional – CCO instalado no estaleiro do Guarujá.

O novo sistema de monitoramento da Companhia controlará, em tempo real, a espera nas filas por meio de câmeras OCR on-line, através da verificação das placas dos automóveis. Nas áreas de embarque e nas embarcações também serão implantadas câmeras de segurança para o controle de navegação. No total, 62 câmeras que serão monitoradas pelo CCO.

A informação sobre o tempo de espera, além das condições de navegação, clima e quantidade de embarcações em operação, estará disponível aos usuários das balsas em painéis de mensagens variáveis, que serão instados nas avenidas de chegada aos bolsões de acesso às balsas, em todo o sistema de travessias do Estado de São Paulo.

Esses serviços serão executados pelo Consórcio Ergos Brasil, vencedor da licitação, e o prazo estimado para a implantação do novo sistema é de 120 dias a um custo de R$ 5,19 milhões.

“A DERSA está também implantando por meio de outro processo licitatório o sistema de radiocomunicação e a instalação de GPS nas embarcações para rastreamento da movimentação com controle efetivo de suas atividades. Esse sistema deve estar concluído em até dois meses”, afirmou João Poiani, diretor de Operações da Companhia.

Com esses novos equipamentos instalados haverá uma comunicação direta com o efetivo operacional de todas as Travessias Litorâneas administradas pela DERSA: S. Sebastião/Ilhabela, Bertioga/Guarujá, Santos/Guarujá, Vicente de Carvalho/Praça da República, Cananeia/Ilha Comprida, Iguape/Jureia e Cananeia/Continente, facilitando sobremaneira o serviço da empresa. “Essa modernização no sistema além de facilitar os serviços operacionais garantirá mais segurança e conforto aos usuários no embarque e desembarque das travessias”, finalizou Poiani.

Investimentos

Nesse ano, a DERSA está investindo recursos da ordem de R$ 80 milhões nas Travessias Litorâneas.

Além do novo sistema de monitoramento estão em construção cinco novas balsas com capacidade entre 40 e 70 veículos. Outro investimento da DERSA é aquisição de duas novas lanchas tipo Catamarã para 350 passageiros, destinada a travessia de pedestres entre a Praça da República (Santos) e Vicente de Carvalhos (Guarujá). A previsão é que estas embarcações comecem a ser entregues em junho, gradativamente, e seja concluída no final deste ano.

Serviços

Para auxiliar o usuário a programar a viagem, a DERSA disponibiliza o número 0800 77 33 711, o site www.dersa.sp.gov.br e o twitter@travessiasdersa para informações sobre o sistema operacional das travessias, como número de embarcações em operação, tempo de espera e condições meteorológicas.